João Sousa foi hoje eliminado nos quartos de final da variante de pares do US Open, quarto ‘Grand Slam’ da temporada, ao cair frente à dupla Sam Querrey e Steve Johnson, por 6-3 e 6-4.
Depois da eliminação na primeira ronda no quadro de singulares, o tenista português, 140.º da hierarquia de pares, que partilhou a ‘quadra’ com o argentino Leonardo Mayer, 62.º, foi impotente face à maior eficácia da dupla de norte-americanos.
Ao fazer valer a assertividade nos primeiros serviços, Quarrey e Johnson terminaram o encontro com o registo de 84% de pontos ganhos na primeira bola, não permitindo qualquer ponto de ‘break’ à dupla luso/argentina.
Do outro lado, Mayer e Sousa colocaram apenas 61% de primeiros serviços, acabando castigados com duas ‘quebras’ de serviço (uma em cada ‘set’), suficientes para garantir a vitória a Querrey e Johnson em 1:03 horas.
Ao atingir os quartos de final de um ‘major’, Sousa iguala o melhor registo de sempre de um português num dos quatro grandes torneios da modalidade, já que, também na variante de pares, no ano de 2000, o atual selecionador português Nuno Marques atingiu os ‘quartos’ do Open da Austrália.
Na meia-final, a dupla Sam Querrey e Steve Johnson, pela primeira vez nesta fase de um grande torneio, vai jogar frente ao par formado pelo britânico Jamie Murray e australiano John Peers, vice-campeões da edição de 2015 de Wimbledon.
Comentários