João Sousa reforçou hoje a condição de melhor tenista português ao subir mais dois lugares no ‘ranking’ mundial, fixando-se na 45.ª posição, numa lista que continua a ser liderada pelo sérvio Novak Djokovic.
Apesar de eliminado na segunda ronda do torneio de Kuala Lumpur, onde conquistou o único título ATP da carreira, em 2013, João Sousa ‘valorizou’ o estatuto na hierarquia e cimentou o posicionamento no ‘top-50’.
O número dois português, Gastão Elias, eliminado logo na primeira ronda nos dois últimos torneios que disputou (dois ‘challengers’ no Brasil), perdeu cinco posições e surge no lugar 195 na lista publicada hoje.
No topo da tabela, Djokovic continua a comandar confortavelmente, com 6.225 pontos de vantagem sobre o suíço Roger Federer.
Entre a ‘elite’ dos 10 melhores, a única ‘mexida’ foi protagonizada pelo espanhol David Ferrer, que ‘saltou’ da oitava para a sétima posição, fruto da vitória precisamente no torneio de Kuala Lumpur, o quarto troféu que levantou este ano (25.º da carreira).
Em femininos, o ‘top-10’ sofreu várias alterações, com duas novas ‘membros’, a checa Karolina Pliskova (9.ª) e a alemã Angelike Kerber (10.ª), e outras quatro ‘mexidas’, entre elas a da espanhola Garbine Muguruza, que subiu do oitavo para o quinto posto.
Tal como sucede em masculinos, também a norte-americana Serena Williams comanda sem oposição da lista mundial feminina, com 4.615 pontos de distância para a romena Simona Halep.
Michelle Larcher de Brito, afastada dos ‘courts’ desde finais de junho, quando se lesionou num pulso no ‘qualifying’ do ‘Grand Slam’ de Wimbledon, desceu mais quatro posições e surge agora na 211.ª posição.
Comentários