O regresso mais esperado. Ao fim de um mês e meio, Rafael Nadal está de regresso aos courts de terra batida e voltou em grande, com um triunfo filho do lendário Bjorn Borg.

O maiorquino, de 38 anos, mostrou-se a bom nível e derrotou Leo Borg, por 2-0, com os parciais de 6/3 e 6/4, num encontro que durou uma hora e 25 minutos, na primeira ronda do ATP 250 de Bastad, na Suécia. Os portugueses Henrique Rocha e Nuno Borges também estão em prova neste torneio.

Nadal não competia em Bastad há 19 anos, quando conquistou esta competição com apenas 19 anos. Questionado sobre as sensações com que ficouapós o triunfo, o ex-número um mundial reagiu com sentido de humor. "Sinto-me bem, estou aqui para defender o título", brincou o espanhol.

E quanto aon facto de ter defrontado o filho de Bjorn Borg, que era conhecido como o rei da terra batida antes da de Rafael Nadal aparecer, não passou ao lado. "É uma grande honra jogar contra o filho de uma das maiores lendas da história deste desporto. Jogou bastante bem e tem o futuro pela frente. Desejo-lhe o melhor", salientou, ainda em court.

Na próxima ronda, o veterano vai defrontar o inglês Cameron Norrie, que derrotou Jozek Kovaliz (7-6 [7-4] e 6-4), no sexto duelo entre os dois. Nadal está em vantagem no confronto direto (4-1), ainda assim, o britânico saiu vencedor do último encontro entre ambos, na fase de grupos da United Cup, em 2023, por 2-1 (3/6, 6/3 e 6/4).