O tenista português Nuno Borges, número um nacional, chegou no sábado pelo segundo ano seguido à final do ‘challenger’ de Phoenix, nos Estados Unidos, ao vencer o francês Luca van Assche em três sets.

Quinto cabeça de série do torneio que conquistou em 2023, o português, 60.º do ranking mundial, venceu o 86.º posicionado por 6-4, 4-6 e 6-2, ao cabo de duas horas e 35 minutos, para chegar à 10.º final do circuito ‘challenger’, procurando o sexto título.

Na final, defrontará domingo o australiano Aleksandar Vukic, 67.º da hierarquia ATP, ou o italiano Matteo Berrettini, 154.º.

Depois de vencer o primeiro set, num torneio em que ainda não tinha cedido qualquer parcial até aqui, revelou problemas físicos e chegou a ser visto pelo ‘staff’ médico presente no torneio, numa altura em que perdia 5-4, acabando por ceder.

No parcial decisivo, Borges acabou por se superiorizar ao francês, por 6-2, vingando a derrota de 2022 em Brest

Borges superou, até aqui, também o australiano Thanasi Kokkinakis e o francês Alexandre Muller, além de ter beneficiado da desistência de outro gaulês, Benoît Paire.

Esta é a primeira final de 2024 para o luso, num ano em que se tornou o primeiro de Portugal a chegar à quarta ronda de um torneio Grand Slam, no Open da Austrália, tendo então entrado no top 50 mundial.