Não é todos os dias que se tem oportunidade de estar à conversa com uma pentacampeã nacional. Mas, no SAPO Desporto, tivemos essa honra esta semana, quando recebemos em mais uma edição do Slow Cast, o nosso podcast, a atual 'rainha' do ténis português, Francisca Jorge.
Ouça o podcast Slow Talk com Francisca Jorge *
*devido à ligação inconstante de internet no programa Zoom, a gravação de áudio sofreu algumas falhas
Nascida a 21 de abril de 2000, em Guimarães, Francisca Jorge tem 21 anos e é, desde finais de 2018, a número 1 portuguesa no ranking WTA, onde ocupa atualmente o lugar 386 do ranking.
No seu currículo, contando com os escalões jovens, soma nada mais nada menos do que 29 títulos de campeã nacional, tendo conquistado o ceptro em todos os escalões (sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18) e variantes (singulares, pares e pares mistos).
Do seu palmarés constam também três títulos do circuito ITF de singulares e sete de pares (dois dos quais conquistados já este ano).
No passado fim de semana, Francisca Jorge conquistou, pela quinta vez consecutiva, o título de campeã nacional absoluta de ténis, ao bater na final a irmã, Matilde (que já tinha vencido também na final de 2019), para além de ter conquistado igualmente o seu quinto título de campeã nacional absoluta de pares femininos, o terceiro ao lado da 'mana', quatro anos mais nova.
Essa (saudável) rivalidade com a irmã foi, naturalmente, um dos temas de uma conversa onde se falou sobre como é ser tenista profissional em Portugal e sobre o futuro do ténis feminino no nosso país.
Ao longo da conversa, que decorreu com Francisca Jorge no Funchal, onde disputava o Madeira Ladies Open, no qual viria a não conseguir repetir a presença na final que tinha logrado há um ano, houve também tempo para Francisca contar como nasceu o 'bichinho' do ténis, explicar como é o seu dia a dia a nível de treinos e revelar qual a tenista que mais admirou.
A eterna questão que divide o mundo do ténis, sobre quem é o melhor - Federer, Nadal ou Djokovic - também não podia faltar.
E Francisca falou ainda dos seus próximos objetivos e dos sonhos que ainda conta concretizar até ao final de uma carreira que - garante - ainda está longe de chegar ao fim. Não deixe de ouvir.
Comentários