Carlos Alcaraz continua na luta pelo topo do ‘ranking’ mundial, após eliminar o croata Marin Cilic e garantir o acesso aos quartos de final do Open dos Estados Unidos, marcando duelo com o italiano Jannik Sinner.
A encerrar a sessão noturna, no Arthur Ashe Stadium, o número quatro do mundo e o antigo campeão do quarto e último ‘major’ da temporada, em 2014, protagonizaram um longo e muito disputado encontro, só decidido ao fim de cinco ‘sets’, pelos parciais de 6-4, 3-6, 6-4, 4-6 e 6-3.
Num embate que terminou às 02:23 (hora local), o quarto encontro a terminar mais tarde na história do torneio norte-americano, o tenista de Múrcia, de 19 anos, assegurou a passagem aos ‘quartos’ pelo segundo ano consecutivo, ao final de três horas e 54 minutos.
“Não fazia ideia (quarto encontro a terminar mais tarde). Foi muito, muito duro no início do quinto ‘set’, com um ‘break’ abaixo. Mas, o Marin estava a jogar inacreditavelmente bem. Acreditei em mim. Claro que o apoio do Arthur Ashe Stadium foi de loucos”, comentou em ‘court’, agradecendo o entusiasmo do público.
Marin Cilic, de 33 anos, chegou a liderar o derradeiro parcial, mas o espírito de luta e combativo de Alcaraz levou-o a conseguir recuperar da desvantagem e fechar favoravelmente a disputa, mantendo intacta a esperança de se poder tornar o mais jovem líder do ‘ranking’ ATP em 12 de setembro, quando o Open dos Estados Unidos terminar.
O próximo adversário do espanhol será o também jovem Jannik Sinner, de 21 anos, 13.º colocado na hierarquia mundial, que superou nos oitavos de final o bielorrusso Ilya Ivashka (73.º) também em cinco equilibradas partidas, com os parciais de 6-1, 5-7, 6-2, 4-6 e 6-3, ao cabo de três horas e 48 minutos.
“Joguei algumas vezes com ele. É um grande jogador, muito difícil. Perdi com ele duas vezes nos últimos dois meses, por isso tenho de estar preparado para esta batalha com o Jannik”, confessou Alcaraz, o mais jovem tenista a passar aos quartos de final em anos consecutivos desde Lew Hoad e Ken Rosewall em 1952 e 1953, quando o evento se chamava US Championships.
Jannik Sinner lidera o confronto direto com o espanhol (2-1), mas no desafio contra o bielorrusso cometeu 55 erros não forçados, 14 dos quais ‘duplas faltas’, e 46 ‘winners’, colocando em jogo apenas 46% dos seus primeiros serviços. Ainda assim, o número 13 mundial tornou-se no mais jovem tenista a assegurar a presença em todos os quartos de final do Grand Slam desde Novak Djokovic, em 2007 e 2008.
No quadro de singulares femininos, a bielorrussa Aryna Sabalenka, sexta classificada no ‘ranking’ WTA, qualificou-se, pelo segundo ano consecutivo para os ‘quartos’, graças ao triunfo sobre a norte-americana Danielle Collins (19.ª WTA), por 3-6, 6-3 e 6-2.
Na eliminatória seguinte, Sabalenka terá como adversária a checa Karolina Pliskova, antiga líder da hierarquia mundial e atual 22.ª classificada, que bateu a bielorrussa Victoria Azarenka, vice-campeã em Nova Iorque em 2012, 2013 e 2010, em três ‘sets’, com os parciais de 7-5, 6-7 (5-7) e 6-2.
Comentários