O tenista checo Jakub Mensik apurou-se pela primeira vez para a final de um Masters 1.000, após derrotar na sexta-feira o norte-americano Taylor Fritz, número quatro do mundo, para se juntar a Novak Djokovic na decisão em Miami.

Perante um dos anfitriões e terceiro pré-designado, o jovem de 19 anos, atual 54.º classificado do ranking ATP, impôs-se em três sets, pelos parciais de 7-6 (7-4), 4-6 e 7-6 (7-4), num encontro que durou duas horas e 27 minutos.

Mensik, que acertou 25 ases durante o duelo, torna-se, assim, o terceiro jogador mais jovem de sempre a atingir a final em Miami, a seguir aos espanhóis Rafael Nadal e Carlos Alcaraz, que se estrearam ambos na decisão do torneio com 18 anos e nove meses.

No encontro decisivo, o checo terá pela frente o seu ídolo de infância, o sérvio Novak Djokovic, quinto da hierarquia mundial, que bateu o búlgaro Grigor Dimitrov (15.º) na outra meia-final e que, aos 37 anos, vai procurar conquistar o 100.º título ATP da carreira.

“Vai ser incrível. Foi um sonho realizado defrontá-lo em Xangai [no ano passado]. Agora, será um pouco diferente. Sou melhor jogador agora e vou desfrutar, vai ser empolgante. Vamos ver o que acontece no domingo”, afirmou Mensik, após o triunfo sobre Fritz.