Os velejadores olímpicos portugueses Carolina João e Diogo Costa subiram esta sexta-feira ao 17.º lugar do Mundial de 470, enquanto Beatriz Gago e Rodolfo Pires caíram para o 21.º posto em Palma, Espanha.

João e Costa, que foram olímpicos em Tóquio2020 noutra classe, recuperaram posições no primeiro dia após as cinco regatas de qualificação, com um terceiro e um 10.º lugar na frota de ouro.

A dupla foi 10.ª classificada nos Mundiais de 2023, conseguindo com isso uma quota para Portugal nos Jogos Olímpicos Paris2024.

Em sentido inverso, Gago e Pires cederam posições com o pior dia até aqui em Palma de Maiorca, com um 21.º posto numa das regatas e o 23.º noutra, que descartaram.

As duas duplas, de resto, vivem em Palma um campeonato ‘particular’, no que toca à convocatória para esses Jogos Olímpicos, sendo esta a última prova considerada para a decisão, que cabe à Federação Portuguesa de Vela.

A prova continua dominada por japoneses, com Tetsuya Isozaki e Yurie Seki em primeiro e Keiju Okada e Miho Yoshioka em segundo.