Os velejadores olímpicos portugueses Carolina João e Diogo Costa tiveram hoje o seu melhor dia no Mundial de 470 e subiram a nonos, enquanto Beatriz Gago e Rodolfo Pires ascenderam a 17.º em Palma, Espanha.

Com dois quintos lugares na frota de ouro, Carolina e Diogo galgaram oito posições até se instalar no top 10, com o nono lugar a habilitá-los para a ‘medal race’ final, que vale o dobro dos pontos.

A dupla lusa soma os mesmos 68 pontos de tripulações da França, Grã-Bretanha e Áustria, respetivamente sexto, sétimo e oitavo classificados, em prova que continua a ser comandada pelos japoneses Tetsuya Isozaki e Yurie Seki, com 39 pontos.

Carolina João e Diogo Costa, que em Tóquio2020 competiram em diferentes classes, foram 10.º nos mundiais de 2023, em Haia, conseguindo, com isso, vaga para Portugal em Paris2024 na classe 470.

Beatriz Gago e Rodolfo Pires também tiveram um dia positivo, com um segundo lugar e um 23.º, que lhes permitiu ultrapassar quatro rivais até se fixarem e 17.º, com 92 pontos.

As duplas portuguesas têm em Palma de Maiorca um desafio extraordinário, já que esta é a derradeira prova que vai ser considerada pela federação para escolher a sua tripulação 470 em Paris2024.

Sábado disputam-se mais duas regatas na frota de ouro e no domingo decorre a ‘medal race’.