Os velejadores portugueses Jorge Lima e José Costa ficaram hoje de fora das regatas das medalhas do Mundial de 49er, ao caírem para o 35.º lugar da competição que decorre em Geelong, na Austrália.
Depois de terminarem o primeiro dia na 14.º posição, a dupla lusa, já qualificada para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, não foi além de um nono lugar, de um 17.º e de um 20.º, sendo relegada para o 35.º posto, com 51 pontos (é descartado o pior resultado das regatas).
Os primeiros 25 classificados avançam para as regatas de atribuição do título mundial, com os neozelandeses Peter Burling e Blair Tuke, no primeiro lugar, com 12 pontos.
Os cinco vezes campeões do mundo, campeões olímpicos em 2016 e medalhas de prata em 2012 dividem a liderança com os austríacos Benjamin Bildstein e David Hussl, enquanto os espanhóis Diego Botin e Iago López Marra subiram ao terceiro posto, com 19.
Os anteriores líderes, os britânicos Dylan Fletcher-Scott e Stuart Bithell, caíram para o oitavo posto, com 24, depois de terem sido desclassificados na sexta e última regata do dia.
Jorge Lima e José Costa asseguraram uma vaga na competição de 49er em Tóquio2020, com a classificação para a regata das medalhas nos Mundiais de classes olímpicas de vela de 2018, em Aarhus, na Dinamarca.
Comentários