A velejadora Vasileia Karachaliou, em representação de Portugal, perdeu na quinta-feira a liderança do Europeu de classe olímpica ILCA6, num dia de vento instável que penalizou os primeiros e a fez cair para o terceiro posto em Andora, Itália.
Num dia em que cinco dos primeiros sete descartaram a última das duas regatas, também a grega, que aguarda a naturalização, saiu penalizada, com um 17.º na primeira que se disputou.
A nova timoneira da classe é a neerlandesa Marit Bouwmeester, com 24 pontos, menos dois do que a belga Emma Plasschaert e menos quatro do que Karachaliou.
Fora da frota de ouro, que discute o título, Luísa Peres é 35.ª na frota de prata.
O dia de ontem também penalizou Eduardo Marques, na olímpica ILCA 7 (para homens), caindo do sexto para o 12.º lugar, tendo ainda repetido uma das regatas de quarta-feira, após protesto de outro velejador.
Santiago Sampaio, que também está na frota de ouro, ‘tombou’ 10 posições, para 29.º, enquanto, na de prata, José Mendes é 15.º e Lourenço Mateus (que fez uma partida adiantada) 19.º, e em ILCA 6 masculino, que não é olímpico, João Pontes subiu a quarto, com 59 pontos, a 31 do primeiro.
Esta sexta-feira, as várias frotas deverão enfrentar três regatas, em vez das habituais duas, para compensar calendário.
Comentários