A seleção portuguesa feminina de sub-20 de voleibol vai defrontar na fase final do Euro2024 as três seleções que ocuparam o pódio da última edição, respetivamente Itália, Sérvia e Polónia, ditou hoje o sorteio realizado no Luxemburgo.

Portugal, que se apurou pela primeira vez para o Europeu, a decorrer de 05 a 17 de agosto, na Bulgária e na Irlanda, ficou inserido no Grupo II e irá ainda defrontar as seleções da Finlândia, República Checa, Ucrânia e a anfitriã Irlanda.

O Grupo I, para além da coorganizadora da fase final Bulgária, contará ainda com as seleções da Turquia, Croácia, Países Baixos, Eslovénia, Espanha, Bélgica e Suécia.

“Confesso que a escolher, queria o grupo mais difícil e assim foi. Acho que será um momento para as jogadoras viverem uma final europeia, mas, ao mesmo tempo, se auto desafiarem e colocarem à prova o melhor de cada uma e o melhor do coletivo”, disse o selecionador Hugo Silva.

Em declarações aos canais de comunicação da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), Hugo Silva considerou que “quem tiver o privilégio de estar nesta final, vai sentir o que de melhor há na nossa modalidade, uma vez que se trata da nata do voleibol europeu”.

“Que venha esse Campeonato da Europa e que sejamos, equipa técnica e jogadoras, suficientemente corajosos e fervorosos, mas principalmente inigualáveis na entrega ao jogo como o fomos na qualificação”, salientou o treinador luso.

Portugal, que venceu invicto o Grupo E da 2.ª ronda de qualificação, em Barcelos, não terá vida fácil no Euro2024, pois irá defrontar a Itália, campeã europeia em título (2022) e 3.ª classificada no mundial de 2023, a Sérvia e a Polónia, medalhas de prata e bronze, respetivamente.