A seleção portuguesa feminina de voleibol perdeu hoje por 3-0 na receção à Finlândia, em encontro da primeira mão da final da European Silver League, disputado no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.

As comandadas de Hugo Silva foram derrotadas pelos parciais de 25-17, 25-21 e 25-11, num embate completamente dominado pelas nórdicas, que recebem o conjunto luso no domingo, na Hakametsa Arena, em Tampere, pelas 15:00 locais (13:00 em Lisboa).

Desta forma, Portugal tem agora pela frente uma tarefa muito complicada para poder chegar à European Golden League em 2025, já que só o vencedor da Silver League é apurado.

Em Santo Tirso, perante 1.456 espetadores, o primeiro parcial começou equilibrado, mas, depois do 5-5, as finlandesas assumiram, para não mais perder, o comando do encontro, chegando a uma vantagem de 11 pontos (23-12), para fecharem em 25-17.

No segundo parcial, Portugal começou melhor (6-1) e esteve a maioria do tempo na frente, mas, na parte final, e depois de uma primeira igualdade a 16, a Finlândia deu a volta ao resultado e acabou por vencer por 25-21.

O equilíbrio não existiu no terceiro ‘set’, completamente dominado pelas nórdicas, que chegaram rapidamente a 5-0 e forma progressivamente aumentando o avanço, até fecharam o encontro em 3-0, com um 25-21, num duelo que durou 77 minutos.

Rosa Bjärregärd-Madsen, autora de 22 pontos, foi a melhor pontuadora das nórdicas, enquanto Júlia Cavalenka, com 13, e Amanda Cavalcanti, com 12, lideraram o conjunto das ‘quinas’.

A seleção lusa está a disputar pela quarta vez consecutiva a fase decisiva da European Silver League, desde que a competição foi criada, em 2018.

No ano passado, Portugal ficou no terceiro lugar, numa ‘final four’ que decorreu em Graz, na Áustria, ao superar Montenegro no jogo do bronze, e em 2022 foi segunda colocada, batida apenas na final pela anfitriã Suécia, em Lund.