A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) decretou hoje a falta de comparência do Benfica e respetiva derrota por 3-0 na visita marcada para quarta-feira aos alemães do Berlim Recycling Volleys devido a surto de covid-19.
“No domingo, o Benfica informou a CEV e o Berlin Recycling Volleys de que houve vários resultados positivos [ao coronavirus SARS-CoV-2] na sua equipa. Os portugueses não têm plantel disponível suficiente para jogar e, por isso, não farão a deslocação à Alemanha. Infelizmente, o Benfica não pôde dar uma data de compensação até ao prazo para o final da fase de grupos [18 de fevereiro]. Por esta razão, o jogo ficará 3-0 (25-0, 25-0, 25-0) para os líderes da Bundesliga”, lê-se em comunicado dos alemães.
O Benfica soma assim a terceira derrota no Grupo D, no qual os sérvios do Novi Sad também ainda não tiveram sucesso em duas partidas disputadas, enquanto os russos do Zenit São Petersburgo ocupam o segundo posto, com seis pontos em duas partidas, a três do líder, a equipa alemã, agora com três vitórias.
No domingo, já o jogo entre o Benfica e o Leixões, a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, fora adiado devido aos diversos testes positivos nas duas equipas portuguesas.
Portugal continua esta semana a ser o quarto país da União Europeia com mais novos casos diários de contágio com SARS-CoV-2 e passou de sexto para quinto no mundo, segundo o 'site' estatístico Our World in Data.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.569 pessoas e foram contabilizados 2.221.825 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.
Uma nova variante, a Ómicron, classificada como preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral e, desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta em novembro, tornou-se dominante em vários países, incluindo em Portugal.
Comentários