Felipe Massa obteve um triunfo importante no caso que moveu contra a Federação Internacional do Automóvel, a Fórmula 1 e Bernie Ecclestone para reclamar a conquista do Mundial de Fórmula 1 de 2008, que perdeu para Lewis Hamilton.
Um juiz do Tribunal Superior de Londres determinou, hoje, que o caso contra os três arguidos vai a julgamento. A FIA, A Fórmula 1 e Bernie Eccleston foram acusados pelo brasileiro de serem os principais culpados do chamado 'Crashgate' do Grande Prémio de Singapura de 2008.
O juiz considerou que Massa tem "perspetivas reais" de provar em julgamento que houve uma conspiração ilícita entre Ecclestone, a FIA e a F1 para ocultar o caráter intencional do acidente de Nelson Piquet Jr. no GP de Singapura 2008. Para o juiz que aceitou parte do caso de Massa, a FIA tinha o dever de abrir uma investigação na altura dos acontecimentos, coisa que não fez
Os réus entenderam que a ação já estavam prescrita, já que o piloto brasileiro só tomou conhecimento dos factos em março de 2023, quando Ecclestone admitiu, numa entrevista, que sabia da fraude desde 2008.
Apesar desta pequena vitória na justiça, o antigo piloto da Ferrari já sabe que não lhe será atribuído o título de campeão do Mundo que reclamava, nem a maioria das suas reivindicações já que "o tribunal não pode ser solicitado para reescrever os resultados do Campeonato Mundial de Pilotos de 2008".
No entanto, o processo onde pede uma indemnização de 64 milhões de libras (cerca de 72 milhões de euros) pelas alegadas perdas financeiras, oportunidades de carreira, patrocínios e danos à reputação, vai continuar a ser julgado.
A justiça britânica deixou cair muitas das acusações apresentadas pelo advogado do brasileiro por serem consideradas infundadas ou já prescritas.
O que é o 'Crashgate'?
Em 2008, Lewis Hamilton conquistou no Brasil o primeiro dos seus sete títulos de campeão do Mundo de Fórmula 1, ao conseguir o ponto que lhe faltava na última curva do chuvoso GP do Brasil, ganho por Massa (Ferrari). O brasileiro festejou em casa quando cortou a meta, mas o inglês da McLaren passou o alemão Timo Glock na derradeira curva para ficar com 98 pontos na classificação final, mais um que Massa.
Mas as revelações de Bernie Ecclestone, anos depois, veio colocar em cheque o título de Hamilton. Tudo por causa do 'Crashgate'.
É que no GP de Singapura, Nelson Piquet Jr. recebeu instruções para se despistar, de propósito, para provocar a entrada de um Safety Car e assim beneficiar o seu colega de equipa, Fernando Alonso, na Renault, que tinha acabado de parar nas boxes.
"Foi-me pedido pelo senhor Flavio Briatore, que era meu manager e diretor da Renault F1 Team, e pelo senhor Pat Symonds, diretor técnico da Renault F1, para provocar deliberadamente um acidente, com o objetivo de favorecer a performance da Renault", revelou o brasileiro, em 2009, à rádio RMC.
Na corrida em questão no país asiático, Massa fez uma paragem nas boxes que lhe retirou possibilidades de lutar pela vitória: caiu para 13.º e Lewis Hamilton terminou em 3.º, (venceu Alonso, à frente de Rosberg), o que lhe permitiu ganhar pontos cruciais na luta pelo título.
Massa liderava a prova aquando da paragem nas boxes, teve de voltar atrás porque saiu antes do tempo, arrastando a mangueira de abastecimento. O incidente fez com que perdesse imenso tempo e caísse muitos lugares.
Bernie Ecclestone confessou que ele e a FIA, na altura dirigida por Max Mosley, tiveram conhecimento de tudo antes do fim do campeonato, mas optaram por nada fazer.
"Decidimos não fazer nada na altura. Queríamos proteger o desporto e salvá-lo de um enorme escândalo. Foi por isso que persuadi o meu antigo piloto Nelson Piquet a manter a calma. Na altura, havia a regra de que uma classificação do campeonato mundial após a cerimónia de prémios da FIA no final do ano era intocável. Por isso, Hamilton recebeu o troféu e tudo ficou bem. Tivemos informação suficiente a tempo de investigar o assunto. Conforme os estatutos, deveríamos ter cancelado a corrida em Singapura sob estas condições. Felipe Massa ter-se-ia tornado campeão e não Lewis Hamilton", declarou Ecclestone, em entrevista ao 'F1-Insider' em março.
Felipe Massa tentou anular o resultado do GP de Singapura de 2008 quando soube do escândalo mas acabou por esbarrar nos estatutos da FIA: a classificação de cada época é bloqueada sob o Código Desportivo Internacional, quando termina a cerimónia de entrega de prémios da FIA.
Se a corrida de Singapura tivesse sido anulada, Massa finalizaria a época com os mesmos 97 pontos e Hamilton terminaria com 92. Assim, Massa teria o tão desejado título de campeão da Fórmula 1 e Hamilton teria seis e não sete (venceu em 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020).
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