O piloto monegasco Charles Leclerc (Ferrari) conquistou hoje a quarta ‘pole position’ consecutiva no Grande Prémio do Azerbaijão, 17.ª prova do Mundial de Fórmula 1 para a qual Lando Norris (McLaren) vai partir na 17.ª posição.

Leclerc, terceiro classificado do Mundial de pilotos, fez a sua melhor volta em 1.41,365 minutos, deixando na segunda posição o australiano Oscar Piastri (McLaren), a 0,321 segundos, com o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) em terceiro, a 0,440.

“O carro estava muito bem, tudo correu de forma impecável. É bom estar na ‘pole’”, disse o piloto da Ferrari, que já conquistara a ‘pole position’ no Azerbaijão em 2021, 2022 e 2023.

O monegasco explicou que a segunda posição da grelha tem “menos tração”. “Aqui, queres sair do primeiro ou do terceiro lugares. Este ano, temos um carro de corrida mais forte. Esperamos conseguir vencer amanhã [domingo]”, sublinhou.

A grande surpresa da sessão foi a eliminação precoce do britânico Lando Norris (McLaren), logo na primeira das três fases da qualificação. O piloto britânico, segundo classificado do Mundial de pilotos, vai partir para a corrida de domingo na 17.ª posição.

Já o tricampeão e líder do Mundial, o neerlandês Max Verstappen (Red Bull), não foi além do sexto posto da grelha e, pela primeira vez esta temporada, viu-se batido pelo companheiro de equipa, o mexicano Sergio Pérez (Red Bull), que terminou em quarto. O britânico George Russell (Mercedes) foi o quinto.

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) foi sétimo, seguido do espanhol Fernando Alonso (Aston Martin).

Nota para o nono lugar do argentino Franco Colapinto (Williams) no segundo Grande Prémio que disputa na sua carreira, depois de ter substituído o norte-americano Logan Sargeant na ronda anterior, na Itália.

Colapinto bateu o companheiro de equipa, o tailandês Alexander Albon (Williams), que foi 10.º.

A terceira qualificação ficou também marcada por um incidente provocado pelo Williams de Alexander Albon. O tailandês foi para a pista com um arrefecedor, carregado de gelo seco. Parou à saída do pitlane, deixou os restantes carros passar, atirou a caixa de gelo para o chão e acabou por não tentar melhorar o tempo que trazia da Q2. O incidente será investigado após a qualificação.

Já Oliver Bearman, que substitui o castigado Kevin Magnussen na Haas, foi 11.º.

Max Verstappen chega a esta ronda na liderança do campeonato, com 303 pontos, mais 62 do que Lando Norris.

O britânico tem Charles Leclerc logo atrás, a 24 pontos, pelo que, face ao 17.º lugar da grelha do britânico e da ‘pole position’ do monegasco, o piloto da McLaren corre sérios riscos de se ver ultrapassado no segundo posto.

Depois da fantástica vitória em Monza, fruto da estratégia de apenas uma paragem, Leclerc parece bem colocado para lugar pela vitória com o seu colega de equipa, Carlos Sainz, mas também com o McLaren de Oscar Piastri e os Red Bulls de Verstappen e Pérez.

*Artigo atualizado