O Qatar volta a receber mais um Mundial de Fórmula 1 e desta vez, ao contrário de 2023, Max Verstappen já corre com o título de campeão da categoria. Este fim de semana, espera-se mais uma corrida noturna e uma corrida Sprint (19 voltas) que promete aumentar a competitividade. 

Já com o campeão desta temporada encontrado, o maior foco vai estar no duelo entre a McLaren e a Ferrari que estão separadas por 24 pontos e lutam pelo primeiro lugar no campeonato de construtores. As corridas de sábado e domingo podem ser determinantes nas contas das escuderias, ainda para mais depois de não aparentar existir outra equipa capaz de superar a McLaren e Ferrari. 

No Circuito Internacional Lusail, ainda existem algumas batalhas para superar, a primeira delas está relacionada com o campeonato de construtores. Durante este fim de semana, prevê-se que cada equipa procure formular uma estratégia que envolva os dois pilotos, de modo a garantir o máximo número de pontos. 

Atualmente, a McLaren lidera a tabela com 608 pontos, enquanto a Ferrari tem 584. No GP Las Vegas, os papaias perderam 12 pontos para a equipa de Maranello, mas podem beneficiar das últimas duas provas que tendem a favorecer os britânicos. A Red Bull ainda está, matematicamente, na luta pelo primeiro lugar, mas a ambição mais realista é o vice-campeonato. O consultor da equipa austríaca, Helmut Marko, chegou mesmo a afirmar que o mundial de construtores já desapareceu das hipóteses devido às más exibições de Sergio Pérez.

"Checo tem mais de 200 pontos a menos do que Max, ficando evidente que o título de construtores já não é possível. Se o Sergio estivesse perto de Hamilton e Russell ou da Ferrari ou mesmo da McLaren, estaríamos à frente novamente", garantiu.

Em relação ao campeonato de pilotos, Lando Norris deverá tentar manter o segundo lugar e, assim, terminar a temporada com a sua melhor classificação de sempre. Até ao momento, conta com 340 pontos, mais 21 do que Charles Leclerc, ainda que o monegasco tenha tido melhores resultados do que o britânico nas últimas quatro provas. A segunda posição para Oscar Piastri não está descartada, sobretudo porque, ao que tudo indica, o traçado do Qatar favorece o chassi da McLaren. Para além disso, o australiano tem boas memórias deste circuito após ter arrecadado o primeiro lugar na corrida sprint e o segundo na corrida principal em 2023. 

Quanto às outras equipas, resta saber se a Alpine vai prosseguir com os bons resultados ou se a Aston Martin vai voltar a surpreender na reta final da época. Em contrapartida, a Mercedes não deverá trazer novidades. Alguns pilotos podem tentar dar nas vistas, como é o caso de Liam Lawson, Franco Colapinto e Yuki Tsunoda, que podem estar na calha de uma grande equipa para 2025.

Horários (hora de Portugal continental):

Sexta-feira, 29 de novembro
- Treinos Livres 1 13h30
- Qualificação Sprint 17h30

Sábado, 30 de novembro
- Corrida Sprint 14h00
- Qualificação corrida principal 18h00

Domingo, 1 de dezembro
- Corrida 16h00

Como é o traçado de Lusail:

O Grande Prémio do Qatar vai ter lugar no Circuito Internacional Lusail, que está localizado nos arredores da capital do país, Doha. Foi construído em pouco mais de um ano com o objetivo de receber o primeiro evento de MotoGP no Qatar, em 2004. O Mundial de Fórmula 1 chegou pela primeira vez ao país em 2021 e tornou-se numa paragem habitual no calendário. 

A pista é bastante rápida, com curvas feitas a média e alta velocidade, e permite várias possibilidades de ultrapassagens, especialmente na reta da meta. Antes da chegada à curva 1, a reta tem mais de um quilómetro do comprimento total da pista, o que promete ser uma excelente oportunidade para trocas de posições. 

O traçado é versátil, moderno e técnico e, habitualmente, proporciona boas corridas. Esta temporada, tem uma particularidade que se prende com uma área de boxes e paddock completamente renovada, bem como alguns ajustes nos limites de pista e corretores. Depois de algumas queixas, no ano passado, sobre a forma como os pneus ficaram danificados com os corretores do circuito, a FIA e a Pirelli resolveram arredondar os corretores que antes estavam em forma de pirâmide, de maneira a contornar o problema. Para além disso, foram colocadas caixas de gravilha ao lado de alguns corretores para que os pilotos não caiam na tentação de ultrapassar os limites de pista e, assim, consigam ganhar vantagem. 

Características do GP Qatar: 

Número de voltas: 57
Cumprimento da pista: 5.419 km
Distância de prova: 308.611 km
Volta mais rápida: Max Verstappen 1min 24s 319 em 2023