O piloto finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) alargou hoje a vantagem na liderança do Rali do Quénia, terceira prova do Campeonato do Mundo, após o segundo dia completo da competição.

O bicampeão mundial concluiu esta segunda etapa com o tempo de 2:48.50,2 horas, deixando na segunda posição o japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris), a 2.08,9 minutos, com o francês Adrien Fourmaux (Ford Puma) em terceiro, a 3.13,3.

Seguem-se os principais candidatos ao título, o belga Elfyn Evans (Toyota Yaris), na quarta posição, mas já a 5.35,6 minutos, e o belga Thierry Neuville (Hyundai i20) em quinto, a 11.48,6.

Líder do campeonato à partida desta prova, com mais três pontos do que Evans, Neuville começou o dia em quarto, mas conseguiu escalar até segundo ao final da manhã. Contudo, na secção da tarde, sofreu problemas de alimentação de combustível no seu Hyundai, que o obrigaram a parar várias vezes para reiniciar o sistema.

“Estou mesmo desapontado com o resultado do dia de hoje. É difícil [de aceitar] quando se põe muito esforço nos preparativos do dia e não se obtém a recompensa”, lamentou Neuville.

Evans e Katsuta sofreram furos logo de manhã, com o britânico a repetir o problema na especial final da tarde, o que o atrasou bastante.

Quem parece avesso a problemas é mesmo o campeão mundial Kalle Rovanperä, que este ano está a fazer apenas algumas provas do campeonato.

O finlandês chega ao derradeiro dia da prova africana com 18 pontos no pecúlio, por ter completado as especiais deste sábado, enquanto Katsuta recebe 15 e Formaux 13. Estas pontuações só serão confirmadas caso os pilotos terminem a prova no domingo.

“A liderança é bastante boa neste momento. Por isso, enfrentámos o dia com cuidado”, explicou.

Ao contrário do que se poderia esperar, Rovanperä disse que “não é agradável ter uma liderança tão grande”, pois “contornar todas as pedras é assustador”.

Para domingo, estão previstas mais seis especiais, naquela que será a mais longa terceira etapa do campeonato até agora, com 74,38 quilómetros cronometrados.