Max Verstappen pediu um comportamento mais respeitoso por parte da nova geração de adeptos da Fórmula 1, em vésperas do Grande Prémio México, casa do seu colega de equipa da Red Bull, Sergio 'Checo' Perez. Na última prova do mundial, nos Estados Unidos, Verstappen foi vaiado e os fãs gritaram 'Checo!'.

Enquanto Verstappen partiu rumo à conquista do seu terceiro título consecutivo, o seu colega de equipa ficou para trás. A poucos dias de correr diante do 'seu' público, o futuro de Pérez na Red Bull parece estar em risco, isto após uma série de desempenhos pouco entusiasmantes.

A Red Bull anunciou na quinta-feira que Verstappen, o chefe da equipa Christian Horner e o conselheiro de desporto automóvel Helmut Marko terão contratado guarda-costas devido a preocupações com a sua segurança. Apesar de estar no seu país, espera-se que Perez também tenha um segurança na sua comitiva.

Em conferência de imprensa, Verstappen disse que foi bem recebido desde que chegou ao México e quer que assim continue.

"Espero que isso aconteça não apenas aqui, mas no desporto em geral, não apenas no nosso desporto. Ganhámos muitos novos adeptos nos últimos anos e talvez não respondam e reajam da mesma maneira que os outros", disse o piloto neerlandês.

O desporto ganhou exposição na América do Norte devido à série da Netflix 'Drive To Survive', que expôs aparentes tensões entre os dois pilotos da Red Bull.

"Acho bom demonstrar apoio ao teu piloto favorito, mas deves sempre mostrar respeito pelos outros e especialmente no pódio e durante os hinos, porque é muito desrespeitoso nesses momentos. Em geral, acho que precisamos de sensibilizar, não só aqui, mas também noutros desportos", acrescentou Verstappen.

Sérgio Perez também apelou aos fãs mexicanos para darem o exemplo com um bom comportamento e minimizou a rivalidade com Verstappen.

"É muito importante que transmitamos esta mensagem, a mensagem certa. Eu sei que a imprensa gosta de criar rivalidades, mas estamos num grande desporto e devemos dar o exemplo às gerações mais novas. O que acontece na pista deve ficar na pista, para que possamos dar o exemplo aqui ao resto do mundo", afirmou o piloto mexicano

Cartazes encorajando os fãs a serem respeitosos foram colocados nas ruas próximas do circuito com a mensagem 'Racespect', uma mensagem que Perez disse apoiar.

Os organizadores locais disseram também que estão a controlar estritamente o número de convidados no paddock durante o fim de semana, na sequência de relatos alarmantes do ano passado, quando pilotos e membros das equipas foram cercados e empurrados.