Miguel Oliveira abandonou este domingo o Grande Prémio de Portugal em MotoGP logo à terceira volta, na sequência de uma queda provocada pelo hexacampeão mundial Marc Márquez.

O piloto português teve arranque impressionante, saltando para a liderança da prova, que conseguiu conservar em toda a primeira volta até Francesco Bagnaia ter assumido a frente.

O incidente acabou por acontecer na terceira das 15 curvas do traçado do Autódromo Internacional do Algarve, quando Márquez falhou a travagem, acertou no espanhol Jorge Martin (Ducati), que seguia em terceiro, e chocou com a Aprilia do piloto português, que era segundo classificado.

Miguel Oliveira ficou no chão e foi depois transportado ao centro médico. Já Marc Marquéz seguiu numa mota de apoio, sob vaias do público, enquanto foi encaminhado para o centro médico do autódromo.

O italiano Francesco Bagnaia (Ducati) assumiu o comando na segunda volta.

Veja o momento da queda

O GP de Portugal é a primeira de 21 corridas do Campeonato do Mundo de Velocidade de 2023.

De recordar que houve duplo triunfo espanhol esta manhã nas outras categorias: Pedro Acosta (Kalex) dominou a corrida de Moto2, enquanto Daniel Holgado (KTM) venceu em Moto3.