A prova de todo-o-terreno automóvel "King of Portugal" regressa a Vimioso, no distrito de Bragança, entre quarta-feira e sábado, com 80 equipas de 14 nacionalidades, disse hoje à Lusa o diretor de prova.

“Inicialmente limitámos, por questões de segurança e logística, a participação no ‘King of Portugal’ [KOP] a 70 carros. Fomos recebendo mais pedidos de inscrição e alargámos até às 80 equipas, mesmo assim, tivemos de recusar 16”, explicou José Rui Santos.

Segundo o responsável, era esperada a participação de um piloto israelita, mas não obteve autorização do seu país para vir até Portugal e, consequentemente, a Vimioso.

A prova vai contar este ano com algumas novidades como um etapa noturna, a começar na quinta-feira na aldeia histórica de Algoso, localidade onde na parte da manhã acontecerá o prólogo desta edição do KOP.

Para sexta-feira está marcada a primeira etapa da prova, com início às 10:00 na zona da pedreira.

No sábado decorrerá a segunda etapa, com a partida às 10:00, e o público terá lugar neste local em condições de segurança na zona da tartaruga e no sítio dos ovos de dinossauros.

As 80 equipas em prova estão repartidas por quatro classes - Unlimited, Modified, Legend e Stock/UTV's -, nas quais os valores dos veículos da classe Unlimited podem chegar aos 100 mil euros.

Em prova estarão pilotos de vários países, entre os quais Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Polónia, França, Itália, Inglaterra, Escócia, País de Gales, Alemanha, Países Baixos e Malta, entre outras nacionalidades.

A organização disse esperar mais de 15 mil espectadores por dia, na sexta-feira e no sábado.

Esta prova tem captado a atenção da imprensa internacional, já que há pedidos de acreditação de jornalistas estrangeiros.

O município de Vimioso destaca a importância desta prova para a economia local, já que o KOP, ao longo de quatro dias, anima as áreas da restauração e hotelaria, dos produtos locais ou o setor dos combustíveis.

“Este é um investimento que traz retorno para o concelho e para concelhos como Bragança, Miranda do Douro e Mogadouro, devido à falta de unidades hoteleiras em Vimioso, onde está tudo esgotado”,  enfatizou o presidente da Câmara, António Santos.

A organização da prova é da responsabilidade do Clube NorteX4, com o apoio do município de Vimioso, juntas de freguesia e da Federação Porquês do Automóvel e Karting (FPAK).