Lando Norris e Oscar Piastri foram desclassificados do Grande Prémio de Las Vegas, da Fórmula 1. Em causa estão incompatibilidades técnicas dos seus carros.

O relatório de um delegado da FIA dá conta de que a espessura da prancha do fundo do carro apresentou um desgaste excessivo, tendo menos de 9 mm. Com os incumprimentos verificados nos dois monolugares, há mudanças na classificação do GP Las Vegas, mas também no Mundial de pilotos.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

A expessura da prancha que serve para garantir uma altura mínima do chão viola as regras técnicas e foi a causa para a desclassificação da dupla da McLaren. A equipa não apresentou uma justificação válida para o desgaste das pranchas, pelo que não evitaram a sanção.

Quem beneficia é Max Verstappen, que continua bem vivo na luta pelo título. O piloto da Red Bull igualou Oscar Piastri na classificação, ambos com 366 pontos, e está a apenas 24 do líder Lando Norris.

Lando Norris tinha alcançado o segundo lugar e estava cada vez mais perto de ser campeão, até porque o colega de equipa havia terminado no quarto posto. O britânico da McLaren podia fazer a festa já no Catar, mas assim as contas ganharam um novo revés.

Restam dois GP's no calendário - Catar e Abu Dhabi - com 58 pontos em disputa.

Em relação à corrida, Kimi Antonelli salta para o terceiro lugar do pódio, fazendo companhia ao colega de equipa na Mercedes e angariando pontos importantes para a construtora que consolidou o segundo lugar no Mundial. Charles Leclerc subiu a quarto, seguido de Carlos Sainz, Isack Hadjar, Hulkenberg e Hamilton. Com menos dois lugares, os pilotos da Haas ascenderam ao top 10 com Ocon em nono e Bearman em décimo.