O Bloco Democrático (BD), oposição angolana, lamentou hoje a "posição imediata" do Governo português sobre a decisão do Conselho Constitucional de Moçambique (CC) e desafiou o executivo angolano a "abster-se" de seguir o mesmo caminho.
Um número ainda não determinado de reclusos fugiu hoje da cadeia de máxima segurança em Maputo, após uma rebelião, avançou hoje à Lusa o secretário permanente do Ministério da Justiça.
O Patriarca de Lisboa. Rui Valério, lamentou hoje que, nos últimos tempos, tudo aquilo que envolve as forças de segurança e, concretamente, a PSP, imediatamente se transforma em facto quase político, com leitura política.
Um sismo de magnitude 3,8 na escala de Richter foi hoje registado na ilha Terceira, nos Açores, não havendo danos a registar, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os iranianos voltaram hoje a aceder a aplicações como o WhatsApp e o Google Play, depois de o Governo ter levantado na terça-feira o bloqueio imposto há dois anos a estas plataformas, como medida de repressão.
O movimento islamita palestiniano Hamas afirmou hoje que Israel impôs "novas condições", levando ao adiamento da "conclusão de um acordo" sobre um cessar-fogo na Faixa de Gaza, mas indicou que as negociações vão prosseguir.
O futebolista Iago Aspas renovou por mais uma temporada com o Celta de Vigo, até 30 de junho de 2026, anunciou hoje o clube galego, considerando a extensão do contrato a sua "melhor prenda de Natal".
O Ministério da Defesa turco revelou hoje ter matado 20 membros de grupos curdos, que descreveu como terroristas, no noroeste da Síria, onde as tropas turcas ocuparam uma grande faixa de terra desde 2016.
Quatro civis morreram e vários ficaram feridos hoje na cidade de Lgov, na região de Kursk, devido a disparos de artilharia ucraniana, disse o governador interino desta entidade da Federação Russa, Alexandr Jinshtein.
O Patriarca de Lisboa defendeu hoje que o ser humano é capaz de abrir o coração para receber as abençoadas sementes da paz, que são necessárias lançar na Rússia, Ucrânia, Médio Oriente, Síria, Moçambique e em tantas outras regiões.
O Papa Francisco pediu hoje que as armas sejam silenciadas na "Ucrânia martirizada" e no Médio Oriente, invocando a situação humanitária "extremamente grave" em Gaza, e defendeu "soluções para a harmonia social" no continente americano, incluindo Venezuela e Haiti.
A Organização das Nações Unidas (ONU) denunciou hoje que "morre uma criança por hora" na faixa de Gaza e desde que Israel lançou a ofensiva contra o Hamas naquele território já morreram pelo menos 14.500, noticiou a agência Efe.
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, defende ser "essencial" que em sociedade se "prepare os jovens" para os grandes desafios que se colocam como "atores principais" do futuro.
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, que anunciou a sua candidatura ao Comité Olímpico de Portugal, realçou hoje, na sua mensagem de Natal, os programas sociais desenvolvidos, para crianças e idosos.
O Presidente angolano concedeu um indulto a 51 condenados, entre os quais o filho de José Eduardo dos Santos, quatro ativistas e uma influenciadora digital, que deixam de cumprir pena de prisão a partir de 01 de janeiro.
Pelo menos 18 pessoas morreram na Beira e 81 foram baleadas desde segunda-feira nas manifestações de contestação aos resultados das eleições gerais moçambicanas, segundo o balanço feito hoje pelo hospital local, no centro do país.
Pelo menos 66 pessoas morreram devido à explosão de minas e artefactos não detonados abandonados em diferentes zonas da Síria desde o derrube do regime de Bashar al-Assad, há menos de três semanas, segundo uma organização.
Quatro pessoas foram hoje hospitalizadas em Londres, depois de terem sido atropeladas por uma viatura que circulava em contramão e subiu um passeio, tendo o condutor sido detido pela polícia, que afastou tratar-se de um caso de terrorismo.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1.144 acidentes com 10 vítimas mortais, 33 feridos graves e 322 feridos leves desde as zero horas de 20 de dezembro, dia em que iniciou a operação Natal e Ano Novo 2024/2025.
O Presidente ucraniano acusou hoje o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, de realizar um ataque "desumano" no dia de Natal, lançando várias dezenas de mísseis e mais de 100 drones explosivos contra a Ucrânia.
O Presidente da República apelou para que se recuse o "monopólio da verdade" e se superem "discriminações injustas" e sublinhou que para muitos o dia de hoje é apenas "o Natal possível".
O Governo japonês manifestou hoje a Pequim "graves preocupações" relativamente às atividades militares chinesas nos mares da China Oriental e do Sul, acrescentando que o Japão está "atento" à situação em torno de Taiwan.
Um avião de passageiros do Azerbaijão despenhou-se hoje em Aktau, Cazaquistão, causando a morte de pelo menos 42 pessoas, enquanto 25 sobreviveram, segundo as autoridades cazaques.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.