O aumento do gasto calórico não depende apenas do exercício físico, seja no treino de força, ou de corrida, no ginásio ou em casa. Há pequenas ações diárias que podem ajudar os gastos, através dos chamados micro-hábitos. Essas ações podem significar uma mudança significativa nos gastos calóricos, o que pode contribuir para a perda ou manutenção peso.

Não se esqueça desta máxima: Para perder peso tem que gastar mais calorias do que as que consome, através do chamado déficit calórico. Descubra algumas estratégias para queimar mais calorias sem grande esforço

1. Caminhadas curtas ao longo do dia

Se trabalha sentado, tente levantar-se de hora a hora para uma volta rápida. Uma passeio de cinco minutos, várias vezes ao dia, pode significar o acumular de várias centenas de passos por dia e aumentar dessa forma o gasto calórico

2. Tente trocar o carro por deslocações a pé

Sempre que é possível, nos trajetos curtos, dispense o automóvel ou tente deixar o carro longe para tentar assim somar passos ao longo do dia. É sustentável, ajuda à preservação do ambiente e pode contribuir para mais calorias queimadas ao longo do dia.

3. Levante-se quando fala ao telefone

Se falar ao telefone enquanto está de pé ou a andar, esse gesto aumenta o gasto calórico. Pode parecer pouco significativo, mas no final ajuda-o a queimar mais calorias e a somar minutos de atividade.

4. Pausas ativas

Tente deixar o smartphone num canto e aproveite as pausas para fazer alongamentos, agachamentos, subir escadas. Pequenos blocos de movimento ajudam a um gasto calórico que não é associado ao exercício formal.

5. Tarefas domésticas com ritmo

Aspirar, arrumar a cozinha ou limpar janelas exige movimento. Encare essas tarefas como mini-treinos, já que o ajudam a ser mais ativo e a queimar calorias.

6. Sente-se direito enquanto trabalha

Tente sentar-se com a coluna direita, contraindo o core, ou utilizando uma bola de exercício em vez de uma cadeira para melhorar a postura. A ativação dos músculos estabilizadores também aumenta ligeiramente o gasto calórico.

7. Utilize lembretes para o lembrarem que tem que se mexer

Utilize um telemóvel ou smartwatch para o lembrar que tem que mexer de hora a hora. Com isso irás ganhar consistência.

8. Utiliza as escadas em vez de o elevador

Subir escadas é um dos exercícios mais completos que se pode ter. Trabalha glúteos, pernas, core, aumenta a frequência cardíaca e pode queimar 8 a 12 calorias por minuto. Deixe o elevador e tente fazer desta prática um hábito.