O candidato à presidência do Comité Olímpico de Portugal (COP) Laurentino Dias reuniu-se na quarta-feira com atletas e treinadores para debater, entre outros assuntos, a conciliação das carreiras desportivas com as académicas e laborais, contou o próprio.

Um dia depois do encontro, no Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Oeiras, o antigo secretário de Estado da Juventude e do Desporto disse terem sido abordados o percurso e o desenvolvimento da carreira dos atletas e dos treinadores, mas também a sua conciliação com os percursos académico e laboral.

Perante duas dezenas de atletas e treinadores, entre os quais o campeão olímpico do triplo salto em Pequim2008, Nelson Évora, Laurentino Dias debateu ainda o papel dos clubes e o projeto olímpico.

Na reunião, estiveram representados o atletismo (Nelson Évora, Cátia Azevedo, Tsanko Arnaudov, Francisco Belo, Francis Obikwelu e André Pereira), o ciclismo (David Rosa), o triatlo (Maria Tomé, João Nuno Batista e João Silva), a natação (Alexis Santos e Miguel Nascimento), a vela (Eduardo Marques) e o tiro (Sara Antunes).

Os treinadores Carlos Silva (atletismo), Nuno Barreto (vela), Bruno Salvador (triatlo), Luís Nunes (ginástica), Henrique Marcelino (canoagem) e Ricardo Santos (natação) foram outros dos presentes na iniciativa, que juntou agentes desportivos sem direito a voto nas eleições para o COP.

O próximo presidente do COP, liderado por Artur Lopes desde a morte de José Manuel Constantino, em agosto último, vai ser eleito em 19 de março de 2025, pelas 34 federações das modalidades do programa olímpico Los Angeles2028.

Até ao momento, anunciaram a sua candidatura à presidência do COP Laurentino Dias e Alexandre Mestre, ambos ex-secretários de Estado do Desporto, José Manuel Araújo, atual secretário-geral do organismo olímpico, e Jorge Vieira, antigo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo.