O presidente do Sporting, Frederico Varandas, marcou presença hoje no velório do presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, alguém que o impressionou pelas suas qualidades humanas e sentido de dever.

“Tive o privilégio de o conhecer enquanto presidente do Sporting. Foi um homem que me impressionou, um homem de valores, com grande elevação e sentido de dever, como ficou demonstrado até ao último dia”, disse Frederico Varandas, que quis homenagear o presidente do COP com a sua presença.

O presidente dos ‘leões’ lembrou que José Manuel Constantino “esteve sempre ao serviço até ao último dia, apesar da luta que manteve, por doença, nos últimos cinco a seis anos”.

Numa referência ao presidente do COP, Varandas caracterizou-o como “um homem de pensamento livre, corajoso e que nunca deixou de criticar a total ausência de estratégias e de visão da política desportiva dos vários e sucessos governos”, tendo-o demonstrado sempre de forma muito clara, com coragem e independência”.

Após o velório, hoje, na sede do COP, em Lisboa, o funeral de Constantino vai lugar na quarta-feira em Gondomar, pelas 15:00, na Igreja Matriz de São Cosme.

José Manuel Constantino, que presidia ao COP desde 26 de março de 2013, morreu no domingo, aos 74 anos, vítima de cancro.

Liderou o organismo olímpico nas duas melhores missões de Portugal a Jogos, com a conquista de quatro medalhas em Tóquio2020 e Paris2024, depois da estreia no Rio2016.

Antes, presidiu ao Instituto de Desporto de Portugal e à Confederação do Desporto de Portugal.

Autor de livros e artigos publicados sobre desporto, era considerado um dos grandes pensadores sobre o fenómeno em Portugal, algo que foi reconhecido com os títulos de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto, em 2016, e pela Universidade de Lisboa, em 2023.

Na capital francesa, Portugal arrecadou o ouro no madison, por Rui Oliveira e Iúri Leitão, que também foi prata no omnium, ambas no ciclismo de pista, a prata de Pichardo no triplo salto e o bronze de Patrícia Sampaio no judo.