O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recordou hoje Manuel Fernandes, que morreu na quinta-feira, cujos golos e desempenho dentro das quatro linhas, no Sporting e na seleção, “marcaram uma geração e prestigiaram o futebol nacional”.

“O Presidente da República recorda Manuel Fernandes, antigo internacional português e ‘eterno capitão’ do Sporting Clube de Portugal, cujos golos e desempenho dentro das quatro linhas marcaram uma geração e prestigiaram o futebol nacional”, lê-se numa nota publicada na página da internet da Presidência da República.

Na mesma nota, Marcelo Rebelo de Sousa apresenta as “mais sentidas condolências à sua Família, amigos e às entidades desportivas que, ao longo da sua vida, serviu com grande dedicação”.

Manuel Fernandes, nascido em Sarilhos Pequenos, na Moita, em 05 de junho de 1951, notabilizou-se como jogador, sobretudo, ao serviço do Sporting, que representou entre 1975/76 e 1986/87, tendo passado ainda por Sarilhense, CUF e Vitória de Setúbal.

Pela seleção principal, o jogador que conseguiu um ‘póquer’ nos 7-1 do Sporting ao Benfica, em 1986/87, disputou 30 jogos, com sete golos.

Como treinador, orientou também Vitória de Setúbal, Ovarense, Campomaiorense, Tirsense, Santa Clara, Sporting, Penafiel, União de Leiria e ainda os angolanos do ASA.