Seria uma questão de tempo até ao fenómeno dos NFTs chegar aos eSports e a Exeedme anunciou a organização do The Revolution Tournament, um torneio de CS: GO que pretende ser alavancado através de NFTs. “A revolução começa quando se devolve o poder aos jogadores”, diz a organização no seu website, prometendo prizepools de valor infinito nas competições de CS:GO e outras novidades.

A organização pretende mudar a forma como se compete neste videojogo, abrindo portas a todos os jogadores e equipas, dando destaque a coleções de NFT, assim como torneios baseados em Ligas de Fantasia. As equipas de Tier-1 são convidadas, o que no caso deste primeiro torneio conta com a presença da Sharks, equipa que é treinada pelo português Hélder “coachi” Sancho.

Os NFTs serão o segredo para alavancar os eSports, na visão da Exeedme, pelo valor que se pode dar os itens colecionáveis digitais não fungíveis. A empresa dá o exemplo das coleções de Pokémon em que por exemplo o Mew apenas podia ser apanhado em alguns eventos físicos da Nintendo. Esse tipo de objetos únicos digitais, que podem ser bastante valorizados, acabam por ser a base desta nova experiência que a organização quer criar.

The Revolution Tournament
The Revolution Tournament

Na página de inscrição, no que diz respeito aos prémios, há valores para todas as fases, incluindo para os qualificadores abertos (2.500 dólares) para os dias 30-31 de outubro e 6-7 de novembro para apurar quatro equipas; os qualificadores fechados a decorrer nos dias 17 a 19 de novembro (5.000 dólares) com mais 12 equipas convidadas; e a fase final com 16 equipas entre os dias 2 a 5 de novembro, com o prizel pool sem limites. A fase final conta com oito equipas qualificadas da fase fechada mais oito convidadas diretamente.

O prémio final ilimitado começa com 50 mil dólares, mas vai crescer mediante a venda de NFTs numa ação a ser anunciada em breve.