Há muito que se discute a introdução dos eSports como parte das competições dos Jogos Olímpicos, um conceito que tem causado algumas separações nos altos responsáveis. Mas nunca se colocou de lado a organização de um evento desportivo eletrónico com a chancela do Comité Internacional Olímpico, e está a ser organizada o Olympic Virtual Series, que vai decorrer entre o dia 13 de maio até 23 de junho, como foi hoje revelado.
O objetivo é incluir as federações internacionais das modalidades e respetivas editoras dos videojogos visados nas diferentes categorias. Para já são cinco os desportos visados, incluindo o basebol, o ciclismo, vela, automobilismo e canoagem, com o selo Olímpico oficial. O objetivo é levar os Jogos Olímpicos a novas audiências, incluindo os jovens, promovendo a participação em atividades desportivas.
Eis a lista de jogos, respetivas federações e editoras:
- eBaseball Powerful Pro Baseball 2020 - World Baseball Softball Confederation (WBSC), Konami Digital Entertainment
- Zwift - Union Cycliste Internationale (UCI), Zwift inc.
- Canoagem - World Rowing – Formato aberto
- Virtual Regatta - World Sailing, Virtual Regatta SAS
- Gran Turismo - Fédération Internationale de l'Automobile (FIA), Polyphony Digital
Os Jogos Olímpicos Virtuais prometem criar espaço para ligar o mundo desportivo físico com o virtual e de simulação de desportos, no contexto do movimento Olímpico, diz a organização. Cada federação irá incentivar a participação de jogos, promovendo a inclusão de todos os jogadores do mundo, a competir de casa ou dos seus centros de treino. Todos os jogos serão operados a partir das plataformas das respetivas editoras.
O Comité Internacional Olímpico refere que em futuras edições dos jogos virtuais poderá contar com as federações FIFA (futebol), FIBA (basquetebol), ITF (Ténis) e outras potenciais a participar na versão digital dos Jogos Olímpicos.
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