A Kaspersky revelou uma nova solução para favorecer o “jogo limpo” nas partidas de eSports, e desta forma evitar que haja batota durante as competições. O sistema Anti-Cheat permite detetar, em tempo real, as práticas desonestas durante as competições de desportos eletrónicos.
O objetivo é ajudar os organizadores dos campeonatos a combater a batota em partidas online. Esta solução, baseada em cloud, permite detetar as práticas elícitas em tempo real, enviar relatórios automatizados para os clientes, que desta forma pode agir com medidas disciplinares.
Segundo um inquérito realizado pela Irdeto, baseado no Global Gaming, os jogadores são frequentemente enganados nos jogos online, resultando em apenas 12% de inqueridos que nunca viram a sua experiência online arruinada por práticas desleais dos adversários. O estudo conclui ainda que um em cada três jogadores admitem terem já enganado outros. As práticas desonestas podem afetar a popularidade e reputação de determinado torneio, levando a reduzir o potencial de participações, assim como a atração de colaborações e patrocínios.
A solução da Kaspersky pode ser integrada através da API da plataforma de eSports, de forma aos jogadores a poderem utilizar e garantir que não fazem batota, independentemente da competição ou videojogo em questão. Os jogadores dessa competição necessitam também de instalar o Anti-Cheat que é fornecido pela plataforma do jogo. Depois de toda a equipa instalar o sistema, este vai recolher informação sobre o processo de jogo e comunicar com a cloud, que vai permanentemente passar a analisar as ocorrências suspeitas das partidas, em tempo real, através de uma interface web.
O sistema regista e comprova através de evidências técnicas, potenciais comportamentos desonestos, sem realizar qualquer ação sobre o respetivo jogador, já que a decisão final é da responsabilidade do árbitro e organização. A Kaspersky garante que o sistema não afeta o decorrer do jogo, nem qualquer sobrecarga. O sistema pode ser utilizado pelas editoras que produzem jogos, para integração de origem, mas também para os organizadores de torneios de eSports.
Comentários