A Bayes Esports Solutions é uma startup alemã que acaba de lançar a plataforma BEDEX, descrita como o “primeiro marketplace do mundo independente, dedicado a dados de eSports”. O objetivo é gerar dados em tempo real das partidas das competições eletrónicas, acessíveis imediatamente, e já tem como clientes importantes a Riot Games, a produtora de League of Legends, a ESL e a DreamHack, mas está planeada uma expansão com mais videojogos e empresas do sector.
Segundo o CEO da startup, Martin Dachselt, este Marketplace pretende ajudar a criar tecnologia standard para os eSports, empacotando toda a informação num formato comum. A BEDEX vai permitir às editoras de videojogos e organizadores de eventos vender os dados dos jogos aos compiladores de informações, imprensa especializada em desportos eletrónicos, equipas profissionais e outros parceiros de analíticas, avança a Sports Observer.
Segundo o responsável da Bayes, todos os fornecedores de serviços de eSports têm o mesmo problema, o acesso limitado de dados que estão no mercado e com isso estão a perder um enorme potencial de monetização dos mesmos. A plataforma pretende assim colmatar esse problema, dando acesso a quem necessita comprar os dados, quem quer acedê-los, bastando para isso conecta-se ao respetivo Marketplace e negociar com os detentores.
O negócio do BEDEX gira em torno do pagamento de uma taxa, seja por evento ou pacote de dados. Assim, os eventos de CS: GO da DreamHack ou a Liga Mountain Dew estarão disponíveis de imediato para os respetivos tutores.
Comentários