O recente empate (0-0) em casa do Gil Vicente, em jogo da 15.ª jornada, ditou a saída de João Pereira do Sporting, técnico que rendeu Ruben Amorim quando este rumou aos ingleses do Manchester United.
O programa da 16.ª jornada tem o jogo de Lisboa como grande aliciante, mas no Porto também há dérbi, entre FC Porto e Boavista, partida que também influi nas contas do topo da classificação.
O treinador terá a primeira hipótese de conquistar um título de ‘verde e branco’, numa prova que será ‘aperitivo’ para a principal luta da temporada, a do campeonato.
Presidente dos leões reconhece fardo pesado de João Pereira após saída de Ruben Amorim, e revela que agora ex-técnico dos leões prescindiu dos valores dos dois anos e meio de contrato que tinha assinado com o Sporting.
A minoria no principal escalão português é protagonizada por Diogo Costa, do FC Porto, e Ricardo Velho, do Farense, sendo que o primeiro é o dono das ‘redes’ da seleção nacional e o segundo já foi chamado à equipa das ‘quinas’, embora sem se estrear.
Entre os guardiões ainda em atividade e que já representaram a seleção nacional ou foram convocados pelo menos uma vez, apenas Diogo Costa, Rui Silva e Ricardo Velho são donos das balizas dos respetivos clubes.
Se os portugueses estão em minoria na I Liga - mas também poucos há que sejam titulares em equipas estrangeiras -, são os brasileiros que dominam as balizas em Portugal, com oito como primeiras opções.
Com a saída de Rui Borges dos minhotos, aumentam para 11 os clubes que já mudaram de treinador, num registo de ‘chicotadas’ que começou mesmo antes do início da época.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.