O golo solitário de Geraldo, aos 84 minutos, determinou o passo importante do 1º de Agosto nas afrotaças, após vencer, em Luanda, o Bidvest da África do Sul, por 1-0, em jogo da primeira mão da última eliminatória para a liga dos campeões africanos em futebol, disputado no Estádio 11 de Novembro.
Caracterizado por um relativo equilíbrio e com várias oportunidades falhadas para os dois lados, o jogo começou com os anfitriões a tomarem as rédeas do desafio, em incursões sem a concretização dos seus propósitos.
Aos 15 minutos, Isaac testa a capacidade do guarda-redes da equipa sul-africana, que soube desviar o forte remate do seu oponente. Volvidos 20, o mesmo guardião demonstra grande segurança no sector recuado do seu conjunto, sacudindo a intenção dos dianteiros adversários.
Em resposta, Majoro ludibria com algum perigo os defensores do 1º de Agosto, aos 38. Mongo remata fraco para defesa do guarda-redes Peters, nos 40 minutos. Em estirada, o mesmo guardião consegue impedir remate forte de Mongo, que por pouco criava dissabores na sua formação.
Nesta toada, em notável ascendente agostino, mas sempre com a réplica contrária, a partida chega ao intervalo, com o resultado em branco. No reatamento, Elias entra no lugar de Majoro, no Bidvest. Jacques cabeceia para a bola passar rente ao poste da baliza dos visitantes, aos 55.
O recém-entrado Elias aquece com algum "fervor" as mãos do guarda-redes Neblú do 1º de Agosto, aos 60. O seu colega Dolani faz o esférico passar por cima da baliza do colectivo angolano.
Buá rende Nelson, na equipa "militar", aos 65, após insistência e pedido dos adeptos na bancada, que em "uníssono" gritavam pelo nome do jogador no banco de suplentes. Do outro lado, Sifilo entra no posto de Reever, aos 70 minutos.
No período subsequente, em que os visitantes se agigantam na posse e domínio da bola, "calafrio" nas hostes caseiras, em que se observa o esférico passar próximo da linha do golo deste grupo, que soube amainar a situação com a intervenção dos seus defesas. Após o quase desagrado, Mongo é substituído por Fofó, no 1º de Agosto, aos 80. Também Kodisang rende Thobane, na parte sul-africana.
Já na fase derradeira, em que se pensava num eminente empate nulo, o esquerdino Geraldo inaugura o marcador, na sequência da intercepção de um cruzamento do seu companheiro Natael, sem hipóteses de defesa do inconformado guarda-redes Peters, deixando em "efervescência" os cerca de cinco mil adeptos nas bancadas, que festejavam o feito agostino.
Ainda assim, talvez na necessidade de travar o ímpeto atacante dos adversários, o treinador Zoran Maki faz entrar Macaia no lugar de Ibukun, no plantel do 1º de Agosto, em tempo de compensação (90+1), dado pelo árbitro camaronês Antoine Essouma.
Com este resultado, o campeão angolano fica em vantagem na eliminatória. A segunda mão está marcada para dia 16 deste mês em casa da formação sul-africana.
Comentários