A Federação Angolana de Futebol (FAF) vai tornar obrigatória a participação dos clubes nos respetivos campeonatos provinciais, de forma a aumentar o nível competitivo da prova e dar oportunidade aos atletas menos utilizados no Girabola.

A informação foi prestada pelo secretário-geral da FAF, Cardoso de Lima, em entrevista esta terça-feira à Angop, em Luanda, onde abordou o estado do futebol angolano.

De acordo com Cardoso Lima, a medida visa dar rodagem aos jogadores pouco utilizados e permitir que alguns juniores, se for vontade dos clubes, tenham alguma competição no escalão sénior para potenciar ao mesmo tempo as seleções de formação.

«Durante a época, a primeira atividade desportiva tem que passar obrigatoriamente pela província, onde sairão os participantes para a Segundona. Esta é uma das propostas que vamos levar à assembleia da federação entre 28 a 30 de Novembro», explicou.

Na assembleia, segundo Cardoso de Lima, possivelmente será abordada os moldes de disputa do campeonato da segunda divisão. «Já ouvimos propostas de alguns associados, mas vamos aguardar para formaliza-las em fórum próprio», acrescentou, realçando que em 2014 todos os jogos da Segundona devem ser disputados em campo relvado.