O Besiktas está a preparar um processo para apresentar na FIFA contra Rafa Silva, avança o jornal turco Sabah. O clube de Istambul está profundamente insatisfeito com o comportamento do avançado português, de 32 anos, que voltou a falhar o treino, justificando a ausência com dores lombares persistentes.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Na terça-feira, o Besiktas revelou ter submetido Rafa a uma ressonância magnética, cujo resultado “não revelou qualquer patologia” que justificasse as queixas do jogador. Ainda assim, como Rafa voltou a afirmar que não conseguia treinar, o departamento médico implementou um plano de tratamento para dores lombares, que foi comunicado por escrito ao atleta e ao seu agente.

O clube deixou claro, em comunicado, que o caso seguirá “com base no cumprimento das obrigações contratuais das partes” e prometeu atualizar publicamente o processo “com total transparência”.

Rafa, por sua vez, já fez saber — através do empresário, João Araújo — que quer sair do Besiktas “num quadro em que nenhuma das partes saia lesada”. O avançado está disposto a abdicar dos salários até 2027 para facilitar a saída e apela a que o clube reduza a exigência de 15 milhões de euros para a transferência.

Segundo o Sabah, os advogados e o departamento médico do Besiktas já trabalham num processo formal que poderá ser apresentado à FIFA, caso o impasse continue.

Benfica atento, mas não fará loucuras

Do lado do Benfica, há interesse em recuperar o jogador — mas apenas se Rafa rescindir com o clube turco e estiver livre para regressar a Portugal. As águias não pretendem entrar em negociações enquanto houver uma indemnização exigida.

O caso promete marcar as próximas semanas e pode transformar-se num dos dossiês mais sensíveis do mercado de inverno.