Quando se ouve falar em médias, muito de nós recordam-se dos tempos de escola em que se lutava por uma média para se entrar na universidade. Porém não é só ai que as décimas podem ser fulcrais...
Que o diga o Kilwinning da Liga Júnior do Este da Escócia que viu o seu primeiro lugar e título de campeão fugir devido a 0,44 pontos.
Mas vamos por partes. Tal como a esmagadora maioria das competições internacionais, a Federação de futebol júnior da Escócia suspendeu as competições e ditou o seu fim, depois do governo escocês proibir os eventos desportivos até 10 de junho.
Com o fim das competições era preciso encontrar um campeão e o que normalmente é uma tarefa sempre difícil mas em que os lugares ocupados na tabela normalmente são fulcrais para a decisão.
Olhando para a tabela, a vantagem do Kilwinning Rangers era grande: mais 11 pontos que o 2.º classificado e mais 12 que o Auchinleck.
Acontece que nesta tabela existia um pequeno, grande problema. Os números de jogos realizados pelas equipas era muito díspar, pelo que a solução foi fazer uma média: o número de pontos a dividir pelo número de jogos realizados, ou seja a média de pontos por jogo.
Contas feitas, o Kilwinning, que era primeiro classificado com uma confortável margem, perdeu o título para o 3.º classificado, o Auchinleck, uma vez que a média deste último - 2,56 pontos por jogo - era superior à sua - 2,12 pontos por jogo e até à do Pollok, segundo classificado - 1,9 p/j.
Desta forma e de acordo com a BBC, além do título de campeão, o Auchinleck ganha uma vaga para a Taça da Escócia do escalão jovem.
Apesar da conquista anormal e do mau estar à volta da situação por parte dos adversários, um dos jogadores agora campeão veio dizer que "o ressentimento contra a equipa é risível. Se por um minuto acharam que como jogadores queríamos vencer a liga desta forma, então não nos conhecem verdadeiramente. Não fazemos as regras, é altura de seguir em frente e preparar a próxima época".
*Artigo atualizado às 19h24
Comentários