O Benfica venceu o Tondela por 4-0 voltou a colocar a vantagem sobre o FC Porto em quatro pontos. No encontro entre o primeiro classificado e o último, o homem do jogo foi Pizzi ao marcar os primeiros golos da equipa de Rui Vitória na partida. O encontro contra a formação de Viseu marca o arranque da segunda volta para as 'águias'.

O Jogo:

Com Gonçalo Guedes e Raul Jiménez a verem o jogo da bancada, Rui Vitória deu a titularidade a Zivkovic na ala direita do Benfica. Cervi ficou encarregue do lado esquerdo enquanto Jonas e Mitroglou 'atacaram' a baliza do Tondela. No meio, Pizzi e Samaris tomaram conta do 'miolo'.

No jogo entre os dois pólos do campeonato, o médio português foi o melhor jogador em campo frente a um Tondela que se apresentou no Estádio da Luz depois de três derrotas seguidas para a Primeira Liga.

Sob a batuta do comandante, os 'encarnados' tomaram cedo as rédeas do encontro, mas nos primeiros 45 minutos não foram capazes de bater Cláudio Ramos que assinou uma série de boas defesas antes de, eventualmente,ser batido.

Na segunda parte, Rui Vitória lançou Salvio para o lugar do 'apagado' Cervi e o Benfica subiu de rendimento e aproveitamento. Com efeito, Pizzi conseguiu, aos 58’ minutos, desbloquear um resultado que acabou por ser gordo. Na sequência de um pontapé de canto, Luisão e Mitroglou falaharam as cabeçadas com a bola a sobrar para Samaris que serviu o médio português. Sem hesitar, Pizzi rematou seco para o primeiro golo do Benfica.

A perder, os homens de Pepa abriram mais espaços e subiram às linhas de modo a tentar levar algo mais do que uma derrota do Estádio da Luz. No entanto, a subida dos jogadores do emblema de Viseu contrabalançou com a subida de rendimento do Benfica que pôde aproveitar mais espaços no meio campo do Arouca.

O segundo golo das ‘águias’ nasceu dessa alteração uma vez que Nélson Semedo teve oportunidade de ganhar a linha e deixar a bola, num cruzamento atrasadado, para Pizzi que só teve de encostar para o segundo.

Com o jogo controlado, Rui Vitória tirou Mitroglou e lançou Rafa que acabou por dar o seu contributo à goleada. O extremo português respondeu da melhor maneira ao lançamento de Jonas e, com um chapéu, fez o 3-0 para desespero de Cláudio Ramos. Até ao final, ainda houve tempo para Jonas marcar, de grande penalidade, depois de uma falta de Pica dentro da área. O defesa do Tondela foi expulso e o brasileiro fechou o resultado em 4-0.

O Momento chave

1º Golo de Pizzi:

Depois de uma primeira parte em que, apesar do domínio, não conseguiram marcar, os homens de Rui Vitória conseguiram, através de Pizzi, abrir o caminho para a vitória.

Os melhores:

Pizzi:

O médio português foi o melhor em campo com dois golos e uma grande exibição assinada com bons pormenores. Desbloqueou o resultado e foi um perigo constante. Saiu perto do fim para receber os aplausos do Estádio da Luz.


Rafa:

Entrou no decorrer da segunda parte numa altura em que o jogo pedia avançado móveis na frente de ataque e correspondeu da melhor forma. Marcou um golo de belo efeito, o primeiro desde que assinou com as ‘águias’ e recebeu os ‘calduços’ do resto da equipa.


Cláudio Ramos:

Antes do Benfica chegar à liderança o guarda-redes do Tondela foi uma barreira difícil de ultrapassar. Com um par de belas defesas, o guardião português adiou o máximo possível a vantagem dos ‘encarnados’. Terminou com quatro tentos sofridos, um registo que não traduz a boa exibição.

Os piores:

Cervi:

Longe daquilo que já mostrou no Estádio da Luz, o extremo argentino esteve bastante abaixo a qualidade apresentada por Zivkovic. Acabou por sair ao intervalo para entrar Salvio numa boa decisão de Rui Vitória.


Cláudio Ramos:

Apesar da boa exibição que assinou com a bola a correr, o guardião do Tondela demorou eternidades a bater pontapés de baliza. Ainda o jogo não ia nos 20 minutos e já o guarda-redes demorava a repor as bolas.

Os protagonistas:

Rui Vitória:

Rafa:

Pepa:

Fernando Ferreira:

Curiosidades:

Rafa assinou o primeiro golo com a camisola do Benfica. O jogador português chegou no último dia do mercado de transferências depois de ter sido disputado entre 'águias' e 'dragões'.

Jonas marcou o 6.º golo nos últimos 6 jogos; foi o 3.º jogo consecutivo a marcar.

Benfica estão há 11 jogos consecutivos sem perder; é o melhor registo da temporada dos encarnados.

Benfica marcou em todos os jogos esta temporada (32 jogos, 78 golos) uma média de 2,4 golos/jogo.

O Benfica marca há 41 jogos consecutivos; a última vez que os encarnados ficaram em branco foi em Munique para a Liga dos Campeões