Semana 'negra' para os líderes das grandes ligas europeias. Das equipas que lideram as cinco principais ligas de futebol na Europa, ninguém ganhou: quatro empates e uma derrota, desaire esse que acabou com a invencibilidade do PSG na Liga francesa.
Comecemos por Itália, onde Cristiano Ronaldo voltou a estar em evidência na Juventus. O craque português marcou dois, viu a sua equipa a ganhar por 3-1 na receção ao Parma mas permitiu o empate da equipa de Bruno Alves, com dois golos do costa-marfinense Gervinho.
O empate 3-3, da 22.ª jornada da Serie A, (a terceira da Juventus, que ainda não perdeu) foi bem aproveitada pelo Nápoles que venceu a Sampdoria por 3-0. Os napolitanos encurtaram a distância para nove pontos (51 contra 60 da Juventus). Mais longe está o Inter que perdeu e manteve os 40 pontos, já a 20 da líder Juvenuts. O AC Milan é 4.º com 36 pontos.
Aqui ao lado, no país vizinho, o Barcelona desperdiçou uma boa oportunidade para 'cavar' uma distância maior na liderança, numa ronda onde, nos da frente, só o Real Madrid venceu. A equipa de Ernesto Valverde teve de suar e muito para evitar a derrota em casa ante o Valência. Voltou a ser Messi a evitar males maiores, empatando o jogo a duas bolas e fazendo o seu 21.º golo na Liga Espanhola, ele que agora é o líder da Bota de Ouro, prémio de melhor marcador europeu.
O Atlético Madrid fez pior e perdeu com o Bétis de William Carvalho e Quique Setién por 1-0, estando agora a seis do Barcelona e com mais dois pontos que o Real Madrid. Os 'culés' somam 50 pontos em 22 jogos, seguido dos 'colchoneros' com 44, do Real Madrid com 42 e do Sevilha que perdeu com o Celta de Vigo de Miguel Cardoso e manteve os 36 pontos.
Em Inglaterra o líder Liverpool deu-se mal com a pressão de ter de jogar depois do City. Os 'reds' empataram 1-1 em Wembley com o West Ham e já só tem o Manchester City a três pontos. A equipa de Guardiola e Bernardo Silva vence o Arsenal por 3-1, com hat-trick de Aguero, e chegou aos 59 pontos, mais dois que o Tottenham e mais nove que o Chelsea, equipas que venceram nesta 25.ª ronda.
O grande destaque deste fim-de-semana futebolístico foi a derrota do Paris Saint-Germain frente ao Lyon por 2-1. Foi o primeiro desaire dos campeões franceses na Ligue 1, ao cabo de 21 jogos. Uma derrota que começou a desenhar-se na boa exibição do português Anthony Lopes na baliza dos 'lionnais'. Os parisienses continuam líderes destacados com 56 pontos, mais dez que o surpreendente Lille de Rafael Leão, Xeka e José Fonte. O Lyon tem 43 pontos.
Na Alemanha a ronda ficou marcada por mais uma 'escorregadela' do Bayern Munique na Bundesliga. Os bávaros saíram derrotados na deslocação ao terreno do Bayer Leverkusen por 3-1 e não aproveitaram o empate do líder Borussia Dortmund no terreno do Eintracht Frankfurt. A equipa de Lucien Favre soma 49 pontos em 20 jornadas, mais sete pontos que o Borussia Mönchengladbach que igualou o Bayern Munique no segundo posto. O quarto lugar é do RB Leipzig de Bruma, com 37 pontos.
Em Portugal (que não faz parte das cinco principais ligas europeias) também o líder 'escorregou'. O FC Porto não foi além de um empate a zero bolas na deslocação ao terreno do Vitória de Guimarães e viu o Benfica encurtar a distância para três pontos, depois de vencer o Sporting e chegar aos 47 pontos em 20 jornadas. O SC Braga é 3.º com 40 pontos, o Sporting, com 39, já está a 11 da liderança.
Comentários