O Comité Executivo da UEFA aprovou hoje “alterações importantes” ao protocolo de regresso aos estádios, face à pandemia de covid-19, cuja quinta edição não renova a suspensão da presença de adeptos dos clubes visitantes nas bancadas.
“A proibição de que os adeptos visitantes assistam a jogos UEFA não é prolongada”, pode ler-se em comunicado daquele organismo, ainda que a decisão “continue sujeita a quaisquer requisitos impostos pelas autoridades nacionais pertinentes”.
As alterações prendem-se, sobretudo, com as “campanhas de vacinação levadas a cabo por toda a Europa”, e com a decisão de muitos países do continente de permitir que pessoas vacinadas, ou recuperadas da covid-19, possam circular livremente entre nações e assistir a eventos sem necessidade de teste.
Mais de dois mil jogos de competições UEFA foram “disputados com êxito” e serviram de base experimental para as decisões agora tomadas, excluindo agora “todos os indivíduos totalmente vacinados ou que tenham recuperado da doença de quaisquer testes para aceder a jogos”.
Ainda assim, frisa o organismo de cúpula do futebol europeu, clubes, seleções e demais comitivas continuam a ter de monitorizar os requisitos de entrada em cada país e outras questões relevantes, dado que o regulamento UEFA não se sobrepõe a medidas nacionais gerais.
Comentários