7 de outubro de 2002. Um jovem desponta no Sporting. Já deu que falar na pré-época, já mostrou uma capacidade de drible estonteante nas jornadas inaugurais da I Liga 2002/23, sob as ordens de Lazlo Boloni, e vai neste dia marcar o seu primeiro golo como futebolista profissional.

E que golo foi! O Sporting, campeão nacional em título, recebia o Moreirense em Alvalade. Jogava-se a Jornada 6 do campeonato. O bielorrusso Kutuzov já tinha aberto o marcador para os leões quando, aos 34 minutos, o Toñito deixou de calcanhar para Ronaldo pouco depois da linha divisória (seria do espanhol a assistência para o primeiro golo de Ronaldo).

O então camisola 28 do Sporting arrancou em velocidade rumo à grande área contrária, deixando para trás vários adversários antes de, à saída do guarda-redes João Ricardo (que se pode 'orgulhar' de ter sofrido o primeiro golo oficial de Ronaldo), picar a bola com um toque subtil, pleno de classe, fazendo então o 2-0..

Ronaldo ainda viria a bisar nessa partida, fixando de cabeça o resultado final em 3-0, já nos descontos. Foram os dois primeiros dos 905 golos que, 22 anos depois, já leva na carreira.