O Leipzig ganhou hoje ao Friburgo, por 3-1, na 11.ª jornada da Liga alemã de futebol, subindo para o quarto posto, o último que dá acesso à Liga dos Campeões, enquanto Werder Bremen e Eintracht Frankfurt empataram.

Na Red Bull Arena, o jovem prodígio neerlandês Xavi Simons abriu a contagem para a turma da casa logo aos seis minutos, mas Merlin Rohl marcou para o Friburgo em cima do intervalo (45+6) e o primeiro tempo terminou empatado a uma bola.

Já no segundo tempo, o Leipzig voltou a adiantar-se no marcador, aos 78, através do atacante belga Lois Openda, com o médio austríaco Christoph Baumgartner a selar a vitória apenas dois minutos depois, após assistência de Xavi Simons (emprestado pelo Paris Saint-Germain).

O Leipzig, com o português Fábio Carvalho no banco de suplentes, que vinha de uma derrota com o Mainz, conta agora com 23 pontos, enquanto o Friburgo é oitavo com 14.

O duelo entre o Werder Bremen e o Eintracht Frankfurt terminou empatado a duas bolas, com Marvin Ducksch (45+2) e o colombiano Rafael Borré (60) a marcarem para o primeiro, mas com o argelino Ellyes Skhiri (65) e o croata Hrvoje Smolcic (75) a forçarem o empate.

O Werder Bremen soma 11 pontos e está no 12.º posto, enquanto a formação de Frankfurt é sétima com 18 pontos.

Horas antes, o Bayer Leverkusen recebeu e venceu o Union Berlim, por 4-0, alcançando a sétima vitória consecutiva na Liga alemã de futebol, que lidera com dois pontos de vantagem sobre o campeão em título Bayern Munique.

Depois de ter sido convocado pela primeira vez para a seleção espanhola de futebol, o defesa Alejandro Grimaldo (ex-Benfica) voltou a fazer o 'gosto ao pé', marcando o primeiro golo da partida (e o sexto da época na Bundesliga) aos 23 minutos, e a partida chegou ao intervalo com o Bayer Leverkusen com a vantagem mínima.

Na segunda parte, o domínio da formação da casa sobre o Union Berlim (adversário do Sporting de Braga na Liga dos Campeões) materializou-se com mais três golos, da autoria de Odilon Kossounou (57), Jonathan Tah (73) e Nathan Tella (83), e o líder do campeonato alemão garantiu mais três pontos, somando agora 31 ao fim de 11 jornadas.

Por seu turno, o Union Berlim - com o português Diogo Leite no eixo da defesa - é o último classificado com apenas seis pontos, tendo averbado a nona derrota seguida na Liga alemã.