O 1º de Agosto deu um importante passo nas competições continentais ao derrotar no passado domingo, em Luanda, o Platinum do Zimbabwe, por 3-0, em jogo da primeira "mão" da primeira eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos em futebol.
Com uma entrada fulgurante, o campeão angolano abriu o marcador aos sete minutos, com Mongo à inaugurar, na sequência de um forte remate de pé esquerdo de fora da área do adversário.
A confirmação da vitória só aconteceu na segunda parte, quando num espaço de oito minutos (54 e 62) Jackes marcou os outros dois.
Imbuídos da necessidade de aproveitar o factor casa, os agostinos tomaram as rédeas da partida e logo aos 10 minutos, voltaram a incomodar o reduto defensivo dos visitantes. Geraldo em passe de Jacques, por pouco violou a baliza contrária, aos 18.
Decorridos 20 minutos, o guarda-redes Neblú foi obrigado a uma defesa apertada, para safar o remate perigoso de Kutsizire da formação do Zimbabwe. Em resposta, Mongo fez o esférico embater na trave da baliza do Platinum.
Na sequência, a equipa estrangeira conseguiu sacudir a pressão do seu oponente, passando a controlar mais a bola, sem contudo acertar no alvo. O inconformado Kitsazire rematou e o esférico passou rente ao poste da baliza do 1º de Agosto, aos 40 minutos.
Nesta toada, a partida chegou ao intervalo com a vantagem mínima dos militares. No reatamento, Rodwal voltou a experimentar os reflexos e habilidades do guardião Neblú. Nelson rendeu Gogoró, no 1º de Agosto, aos 53.
Da pressão exercida, o novo reforço Jacques da turma “rubro e negra” ampliou, na sequência de portentoso remate sem hipóteses de travão por parte do guarda-redes do Platinum. Aos 60, Kelvin entrou no lugar do seu companheiro Tigere.
Assim, o emblema angolano voltou a mexer as redes do adversário, com o mesmo Jacques a bisar da mesma forma, para o gáudio dos cerca de oito mil adeptos no campo, que festejavam de forma efusiva.
Aos 70 minutos, Mongo fez “arrepiar” as hostes adversárias, em virtude de projectar à bola que "beijou"o poste da baliza. A substituição de Mongo por Bua, recebeu os agradecimentos por parte dos adeptos nas bancadas, pela prestação no relvado, apesar da saída.
Mais uma flagrante oportunidade foi desperdiçada pelos dianteiros do 1º de Agosto, que aos 80, claudicaram na finalização de uma jogada combinada.
Já na fase derradeira, Mudhwe entrou no lugar de Kutsizire, no conjunto do treinador Norman Mapeza. Do outro lado, Fofo rendeu Geraldo, na manobra da equipa orientada pelo técnico Zoran Maki.
Com este resultado, o detentor do título angolano deu um importante passo no início da competição continental. A segunda "mão" acontece dentro de 15 dias, no terreno do adversário.
Comentários