Dos três - Moreirense, Arouca e União da Madeira - apenas dois vão celebrar a 10 de Junho, quando vai ser disputada a sexta jornada deste mini campeonato, a subida ao segundo escalão profissional, que poderá ser um regresso, no caso das formações de Moreira de Cónegos e da madeirense, ou uma estreia do emblema do distrito de Aveiro.

Na última ronda, o Arouca garantiu o primeiro lugar na zona centro ao vencer no terreno do Sertanense, por 3-0, enquanto o Pampilhosa, o principal perseguidor, deitava por terra as suas ambições, escorregando na deslocação a Ponte de Sor, onde o Eléctrico venceu por 2-1.

A formação comandada por Henrique Nunes, que substituiu Carlos Secretário após a 10.ª jornada quando o clube ocupava o oitavo lugar, concluiu a primeira fase da prova com 57 pontos, mais cinco do que o Pampilhosa.

Tanto na zona norte, como no sul, Moreirense e União da Madeira há muito tinham garantido o acesso ao “play-off”.
A equipa de Moreira de Cónegos, orientada por Casquilha, superou a concorrência, somando 66 pontos, enquanto o Tirsense, segundo colocado, não foi além dos 52.

Na zona sul, a supremacia do União da Madeira foi ainda mais notória, deixando o Atlético, segundo na tabela, a mais de 20 pontos, ao contabilizarem 74, em 30 jogos.

Os insulares, treinados por Daniel Quintal, detém, entre os finalistas, o maior número de vitórias (23), menor número de derrotas (duas) e o melhor registo de golos marcados (70), sendo superado defensivamente pelo Moreirense e pelo Arouca, que sofreram 19 e 23 golos, respectivamente, contra os 25 do União da Madeira.

1.ª Jornada (09 de maio) - União da Madeira - Moreirense.

2.ª Jornada (15 de maio) - União da Madeira - Arouca.

3.ª Jornada (23 de maio) - Moreirense - Arouca.

4.ª Jornada (30 de maio) - Moreirense - União da Madeira.

5.ª Jornada (06 de junho) - Arouca - União da Madeira.

6.ª Jornada (10 de junho) - Arouca - Moreirense.