San Mamés recebe, esta noite, o duelo entre o Tottenham e o Manchester United, na final da Liga Europa. Duas equipas que estão na parte de baixo da tabela na Liga Inglesa.
Todos os outros nove treinadores portugueses que chegaram ao jogo decisivo, fizeram-no ao serviço de clubes nacionais, o primeiro dos quais foi Anselmo Fernández, na longínqua época de 1963/64, na Taça das Taças, conquistada pelo Sporting.
Depois de terem sido duas desilusões na Premier League, o Tottenham e o Manchester United ganharam outra vida na Liga Europa e podem salvar uma temporada desastrosa.
Contudo, Amorim relativizou os milhões que a ‘Champions’ proporciona, fazendo uma comparação com o Sporting: “Eu vim de um clube que precisa de estar na Liga dos Campeões para sobreviver, para manter jogadores. Mas, neste clube, não é o caso".
O Manchester United procura vencer a Liga Europa pela segunda vez, após ter erguido o troféu em 2016/17, então sob o comando de outro português, José Mourinho.
O Tottenham procura o quarto troféu europeu da sua história, depois de ter vencido a Taça UEFA, antecessora da Liga Europa, por duas vezes, em 1971/72 e 1983/84, e a Taça das Taças numa ocasião, em 1962/63.
O jovem treinador, de 40 anos, deixava o Sporting destacado no topo da Liga portuguesa, com 11 vitórias em outras tantas jornadas, e até tinha acabado de bater por 4-1 o Manchester City, para a Liga dos Campeões.
A questão ficou circunscrita à capital inglesa em 2018/19, quando Chelsea e Arsenal, dois clubes londrinos, disputaram o jogo decisivo, que os ‘blues’ venceram por 4-1, mas Portugal também teve direito à sua final privada, em 2010/11.
O técnico português, que até iniciou a época 2024/25 no Sporting, vai orientar os ‘red devils’ no jogo de quarta-feira com o Tottenham, na cidade espanhola de Bilbau.
United irá organizar um evento privado, em Manchester, no qual será transmitida por televisão a final da Liga Europa , com cada funcionário do clube a ter direito a duas bebidas grátis, podendo levar um acompanhante. Mas o acompanhante terá de pagar.
O Tottenham e o Manchester United vão defrontar-se na final da Liga Europa, numa temporada em que cada um dos clubes não conseguiu atingir bons resultados a nível interno.
Lesões de Iñaki e Nico Williams fragilizam o setor ofensivo dos bascos, que já perdem por 3-0 e visitam o Manchester United esta quinta-feira na 2.ª mão das meias-finais da Liga Europa.
As duas equipas venceram a primeira mão das meias finais da Liga Europa e estão em boa posição para chegar ao jogo decisivo. O vencedor da prova terá uma vaga na Liga.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.