FC Barcelona e Atlético de Madrid apuraram-se hoje para os quartos de final da Taça do Rei de Espanha de futebol, ao golearem Betis e Elche, respetivamente, enquanto o Leganés está nos últimos oito pela segunda vez.

Poucos dias após triunfar na final da Supertaça espanhola, diante do rival Real Madrid (5-2), os catalães, recordistas de troféus da Taça (31), impuseram-se por 5-1 aos sevilhanos, que continuam privados de William Carvalho, lesionado, e perderam esta semana o guarda-redes Rui Silva para o Sporting.

Gavi, aos três minutos, o francês Jules Koundé, aos 27, o brasileiro Raphinha, aos 58, Ferran Torres, aos 67, e Lamine Yamal, aos 75, marcaram os golos dos ‘blaugrana’, antes de o brasileiro Vitor Roque, que está cedido pelo ‘Barça’, reduzir para os forasteiros, aos 84, na partida dos oitavos de final.

O Atlético de Madrid, semifinalista na época passada, também aplicou uma goleada para seguir para a próxima ronda, por 4-0, no reduto do Elche, do segundo escalão, para reforçar o recorde do clube, com a 15.ª vitória consecutiva em todas as provas.

O norueguês Alexander Sorloth ‘bisou’ no primeiro tempo, aos oito e 29 minutos, este de grande penalidade, enquanto na etapa complementar coube a Rodrigo Riquelme, aos 61, e ao argentino Julián Álvarez, aos 75, fixar o resultado.

Também hoje, o Leganés assegurou a qualificação para os quartos de final pela segunda vez na sua história, depois de ter atingido essa fase em 2017/18. A formação dos arredores de Madrid bateu por 3-2 o Almería, do segundo escalão, com o tento decisivo a ser anotado aos 86 minutos, por Diego García.

Já o Getafe, que contou com o central português Domingos Duarte de início, teve de fazer face a duas expulsões, valendo o golo madrugador de Álvaro Rodriguez (um dos que viu o vermelho) para vencer por 1-0 o Pontevedra, do quarto escalão.