
Grande favorito a conquistar a Taça de França, o Paris Saint-Germain fechará os quartos de final na quarta-feira (26) contra o modesto Stade Briochin da quarta divisão, a mesma do Cannes, que recebe o Guingamp (da segunda divisão), esta terça-feira.
O duelo entre as equipas da Ligue 1, Angers e Reims, esta terça-feira, e a partida entre Brest e Dunkerque, do técnico português Luís Castro (da 2ª divisão) completam o programa.
O jogo da equipa comandado pelo técnico Luis Enrique acontece pouco antes de duelos importantes e mais difíceis do campeonato francês e da Liga dos Campeões.
No sábado, o PSG, de Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos, recebe o Lille, candidato ao pódio da Ligue 1, e quatro dias depois recebe o temível Liverpool no jogo da 1.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.
A expectativa é de que contra uma equipa da quarta divisão, Luis Enrique faça várias alterações no onze, como tem sido a sua tendência ao longo de todo o torneio. O médio espanhol Fabián Ruiz, lesionado na vitória fora de casa contra o Lyon (3-2), os laterais Achraf Hakimi e Nuno Mendes, ou o avançado Ousmane Dembelé deverão ser poupados. Na baliza, Luis Enrique poderá optar pela entrada do russo Matvei Safonov.
Nas primeiras quartas de final da sua história, o Stade Briochin poderá contar com o estádio Roazhon Park, do Rennes, que estará lotado e empurrando a modesta equipa rumo a um feito que seria histórico.
O Cannes, outro emblema da quarta divisão e vencedor da Taça de França em 1932, chegou aos quartos de final em 2014 também contra o Guingamp, que acabaria por vencer a prova.
Já o Brest, que acaba de disputar um playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões com derrota contundente para o PSG (0-3 e 0-7 nos dois jogos), nunca chegou às semifinais da Taça de França. Depois de alcançar os quartos de final em 1983 e 2015, o emblema bretão entra como favorito contra o Dunquerque, da 2.ª divisão.
Porém, não deve relaxar, já que a equipa do norte da França, comandada pelo treinador português Luís Castro, eliminou o Lille na ronda anterior (1-1, 5-4 nos penáltis), depois de empatar nos últimos momentos da partida. Além disso, o Dunkerque, semifinalista em 1929, está a fazer uma grande temporada na Ligue 2 e permanece na 3.ª posição, numa luta para alcançar um acesso histórico à elite do futebol francês.
No único duelo entre equipas da primeira divisão, o Angers chega num grande momento ao duelo diante do Reims. Finalista em 1957 e 2017, o Angers distanciou-se da última posição da tabela e está oito pontos à frente do Saint-Étienne, equipa que ocupa a posição de playoff pela permanência. O momento é completamente oposto para o Reims, que perdeu quatro jogos consecutivos e está perigosamente perto da zona de descida.
O Reims, bicampeão na sua era de ouro (1950 e 1958), tentará, no entanto, chegar à sua primeira semifinal da Taça de França desde 1988.
Jogos dos quartos de final da Taça de França
- Terça-feira:
Cannes (D4) - Guingamp (D2)
Angers (D1) - Reims (D1)
- Quarta-feira:
Brest (D1) - Dunkerque (D2)
Stade Briochin (D2) - PSG (D1)
Comentários