
O Vitesse vai poder voltar a competir na segunda divisão dos Países Baixos, depois de ter vencido em tribunal. O clube venceu um recurso contra a Real Federação Neerlandeses de Futebol (KNVB) relativamente à licença profissional que tinha sido anulada.
"O tribunal de apelação de Arnhem-Leeuwarden decidiu que a revogação da licença do Vitesse está suspensa e que a KNVB deve admitir o clube no futebol profissional. Essa suspensão significa que o Vitesse pode iniciar a temporada na segunda divisão", pode ler-se na nota oficial do Vitesse.
O caso remonta à temporada 2023/24, quando o Vitesse foi penalizado por não cumprir os requisitos de licenciamento. Em virtude disso, o emblema foi castigado em 18 pontos e foi despromovido à segunda divisão.
Na temporada passada, o Vitesse voltou a descer de divisão, uma vez que recebeu uma dedução adicional de 39 pontos (12 deles seguem para 25/26). Para além disso, a Real Federação Neerlandeses de Futebol anulou a licença profissional em junho por irregularidades financeiros do ex-investidor Coley Parry.
Com este cenário, o clube já tinha assumido que iria competir em 25/26 apenas nos escalões de formação. Contudo, o Vitesse recorreu da decisão em tribunal e venceu.
"Esta decisão traz-nos alívio e perspetiva. Estamos entusiasmados que o tribunal reconheça a gravidade da situação e tenha suspendido as decisões. Continuamos totalmente comprometidos com o futuro do Vitesse. Agora, precisamos de iniciar as discussões com a KNVB para garantir que o Vitesse e as partes interessadas tomem as decisões corretas", disse o presidente da Sterkhouders, que lidera o clube.
A Real Federação Neerlandeses de Futebol vai avaliar os contornos da decisão do tribunal, de forma a que possa definir o que seguirá no processo.
Comentários