O Europeu de futebol já está no ar e com ele chegam também os Cromos do Euro! Ao longo dos próximos dias vamos trazer-lhe os 11 jogadores com mais internacionalizações pelas respetivas seleções, de todos aqueles que estão convocados para a fase final deste Campeonato da Europa. Depois de Pepe e Goran Pandev, o destaque agora é Robert Lewandowski, o 9.º na lista.
9.º Robert Lewandowski, Polónia, 120 jogos
Segundo as casas de apostas, a Polónia surge longe do lote de seleções com mais probabilidades de conquistar o Euro’2020. Esse favoritismo é atribuído a candidatos como França, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Espanha ou Portugal, que apresentam outros argumentos para lutarem pelo título, mas se há jogador que pode resolver um jogo contra todas as perspetivas é precisamente o polaco Robert Lewandowski, um dos principais goleadores do futebol mundial.
Apesar de nos últimos anos não ter nomes tão sonantes como em 1974 ou 1982, quando terminou os respetivos Mundiais no terceiro lugar com o contributo de jogadores como Boniek, Lato ou Mlynarczyk, histórico guarda-redes do FC Porto, esse suposto decréscimo de qualidade não prejudica as estatísticas de Lewandowski, que ostenta números de respeito pela seleção, da qual é o melhor marcador, com 66 golos em 120 jogos, uma média superior a 0,5 golos por jogo.
Uma história que começou a ser escrita em 2008, numa vitória frente a São Marino e, claro, com um golo do avançado do Bayern Munique, então com 20 anos.
Por essa altura já marcava como gente grande no Lech Poznań, equipa pela qual conquistou o primeiro título de melhor marcador de um campeonato da I Divisão, depois de já o ter feito no segundo e no terceiro escalão da Polónia ao serviço do Znicz Pruszków.
Em 2010 transferiu-se para a exigente Bundesliga e, em quatro épocas no Borussia Dortmund, rapidamente se tornou numa das estrelas da competição. Apesar da forte concorrência do Bayern Munique, conquistou duas ligas e foi o goleador do campeonato por uma vez. Em 2014 mudou-se para a Baviera e tem ajudado o colosso germânico a viver um período de sonho.
Em sete épocas com o avançado polaco como principal alvo do ataque, o Bayern sagrou-se sempre campeão – iniciou a atual sequência de nove títulos dois anos antes, ainda sem ele – e Robert Lewandowski foi por cinco vezes o melhor marcador da liga. É, aliás, o maior goleador estrangeiro da história da Bundesliga.
Ainda no que diz respeito aos golos, na época que agora findou chegou aos 41 no campeonato, registo com o qual superou a melhor marca individual da competição, outrora de Gerd Müller, com 40 golos em 1971/72.
Em termos coletivos, o palmarés de Lewandowski na Alemanha fica completo com quatro Taças, cinco Supertaças, uma Liga dos Campeões, uma Supertaça europeia e um Mundial de clubes. Como se ainda restassem dúvidas, só lhe falta conquistar um título pela seleção para ser aclamado como o maior futebolista polaco de todos os tempos.
Comentários