Já há onze de Portugal para a final do Campeonato da Europa de sub-19, onde a equipa portuguesa vai defrontar a congénere de Itália.

Hélio Sousa viu-se obrigado a mexer na baliza devido à ausência por lesão do habitual titular Diogo Costa. João Virgínia integra o onze inicial.

As duas equipas já se encontraram na fase de grupos, com os transalpinos a vencer por 3-2, numa partida em que Portugal jogou mais de 80 minutos em desvantagem numérica, devido à expulsão do capitão Diogo Queirós.

Para chegar à final, Portugal, segundo do Grupo B, goleou a Ucrânia, por 5-0, com os golos a serem todos marcados nos primeiros 30 minutos, enquanto a Itália, que venceu a 'poule', bateu a França, por 2-0.

Portugal nunca venceu o título de sub-19, mas já se sagrou campeão em 1961, 1994 e 1999, ainda no formato sub-18, e é o país com maior número de finais perdidas - oito, em 1971, 1988, 1990, 1992, 1997, 2003, 2014 e 2017 -, as três últimas já com o atual modelo competitivo.

Onze de Portugal: João Virginia, Thierry Correia, Romain Correia, David Carmo, Rúben Vinagre, Miguel Luís, Florentino, Domingos Quina, Francisco Trincão, João Filipe e José Gomes.

Suplentes de Portugal: Benjamin, Diogo Queirós, Mésaque Dju, Nunes, Moura, Teixeira, Correia, Elves Baldé e Nuno Santos.

Onze de Itália: Plizzari, Bellanova, Bettella, Zanandrea, Tripaldelli, Frattesi, Tonali, Zaniolo, Scamacca, Pinamonti,e Melegoni.

Suplentes de Itália: Cerofolini, Candela, Capone, Brignola, Marcucci, Del Prato, Gabbia, Kean e Mallamo.