Portugal apurou-se para o Campeonato da Europa sub-19, ao vencer por 3-0 a Chéquia este sábado, na segunda jornada do Grupo 4 da Ronda de Elite. Num jogo disputado em Barcelos, a Equipa das Quinas aproveitou da melhor maneira o empate do início da tarde entre Croácia e Suécia (1-1).

É o regresso à fase final, quatro anos depois. De recordar que Portugal falhou o acesso em 2022 e não disputou a competição em 2020 e 2021, por força da pandemia de COVID-19. Entre 2012 e 2019, a armada lusa tinha participado em sete das oito edições disputadas da prova.

A fase final do Campeonato da Europa sub-19 decorre entre 3 e 16 de julho, em Malta.

Portugal ainda vai defrontar, na Ronda de Elite, a seleção croata, num jogo marcado para a próxima terça-feira, 28 de março, novamente em Barcelos.

Gabriel Brás (cinco minutos) e Hugo Félix (49 e 81), fizeram os golos do encontro, que Portugal dominou de princípio ao fim, para alegria dos 5.128 espectadores que estiveram no Estádio Cidade de Barcelos.

A equipa comandada por Joaquim Milheiro adiantou-se no marcador à entrada do quinto minuto, graças a uma cabeçada certeira do central Gabriel Brás, que acorreu a um canto marcado na direita do ataque por João Neves.

Vantagem que podia ter sido aumentada quando, aos 14 minutos, um cruzamento de Carlos Borges fez a bola passar a poucos milímetros da ponta da chuteira de Chermiti, muito mais rápido que os centrais que o cobriam. Ou aos 21 minutos, quando Hugo Félix entrou na área, tirou um adversário da frente e rematou um pouco ao lado do alvo.

A resposta checa materializou-se apenas aos 24 minutos, numa investida rápida de Smiga, que Gonçalo Esteves travou, com um corte arriscado, desviando para canto.

Já sob o apito para intervalo, foi a vez de brilhar André Gomes. O guardião luso fez uma grande defesa, evitando um golo de cabeça a Kricfalusi, na sequência de um canto.

O segundo golo português apareceu pouco depois do reatar da partida, aos 49 minutos, após falhanço de um defesa checo, com Chermiti a servir Hugo Félix de calcanhar e este, depois de um primeiro remate que rechaçou no guardião Dvorak, a aproveitar a sobra para encaminhar a bola para o fundo da baliza. O avançado luso, refira-se, estava já com a braçadeira de capitão, pois Milheiro entendeu trocar João Neves por Samuel Justo ao intervalo.

Aos 54, Sá rematou à barra e três minutos depois Milheiro volta a mexer na equipa: saem Sá, Borges e Chermiti; entram Mateus, Rodrigo Ribeiro e Diego Moreira. A equipa manteve os checos sob pressão e sempre próxima da área contrária. A um quarto de hora do final, nova oportunidade para Hugo Félix, de livre direto, mas Dvorak correspondeu com uma grande defesa.

Porém, o avançado estava de “pé quente” e disparou para o terceiro golo, aos 81 minutos, com um remate frontal à entrada da área e sem hipótese para o guardião. A equipa das Quinas ainda dispôs de mais um par de boas oportunidades, mas o resultado manteve-se em 3-0 até ao fim.

Ficha de jogo

Portugal 3-0 Chéquia (1-0 ao intervalo)

Ronda de Elite - Campeonato da Europa sub-19 2023
Grupo 4, 2.ª jornada
Estádio Cidade de Barcelos

Árbitro: Robert Jones (ING).
Árbitros assistentes: Wade Smith (ING) e Oleksandr Berkut (UCR).
4.º árbitro: Oleksii Derevinskyi (UCR).

Portugal: André Gomes (GR), Gonçalo Esteves, Gabriel Brás, João Muniz, Martim Marques, João Neves (Samuel Justo, 46’), Dário Essugo, Sá (Mateus, 57), Carlos Borges (Diego Moreira, 57), Youssef Chermiti (Rodrigo Ribeiro, 57) e Hugo Félix (Nuno Félix, 88’).

Suplentes não utilizados: Diogo Pinto (GR), António Ribeiro, Samuel Justo, David Monteiro, Afonso Moreira.

Golos: Gabriel Brás (5’) e Hugo Félix (49’ e 81’).

Disciplina: cartão amarelo a Sá (41’).

Treinador: Joaquim Milheiro.

Chéquia: Dvorak (GR), Krejci, Kricfalusi, Coudek, Kubr (Cahel, 75’), Sin (Sloncik, 62’), Samek, Ambros, Masek (Beran, 69), Smiga (Vachousek, 69’) e Spatenka.

Suplentes não utilizados: Hruby (GR), Kukucka, Grygar e Gaszczyc.

Treinador: Radek Bejbl.